
No início do ano, datas sazonais como Páscoa e Dia das Mães impulsionam a abertura de vagas temporárias no Brasil, movimento puxado principalmente pelos setores de comércio e serviços. O modelo é adotado para reforçar a força de trabalho e ajudar as empresas a enfrentar as sazonalidades do mercado, como ocorre também nas principais datas do segundo semestre, a exemplo da Black Friday e do Natal. Se o aumento da demanda é estratégico para as empresas, ele pode ser ainda mais interessante para os profissionais.
“Vagas temporárias são vantajosas para diversos perfis de trabalhadores, desde quem estuda ou está em transição de carreira até quem busca uma renda extra. A remuneração costuma ser um dos principais atrativos, mas outros também ganham força, como o relacionamento com colegas e líderes e as habilidades desenvolvidas no período”, explica Ana Cláudia Guimarães, diretora de operações do ManpowerGroup, consultoria global de soluções em RH.
Uma das grandes vantagens do modelo é a oportunidade de atuar em diferentes empresas e projetos, adquirindo experiências em diversos setores ao longo do ano. Essa vivência amplia a visão de mercado, permite conhecer culturas organizacionais distintas e enriquece o currículo, desenvolvendo competências como resiliência, inteligência emocional, adaptabilidade, proatividade e trabalho em equipe. Habilidades que estão cada vez mais valorizadas, já que, segundo o Fórum Econômico Mundial, nove das dez competências mais demandadas nos próximos anos serão comportamentais.
VANTAGEM
Ter um bom desempenho é um dos principais diferenciais dessas vagas, já que muitas empresas utilizam o período de trabalho temporário para avaliar talentos e identificar possibilidades de efetivação. De acordo com a Asserttem, essa dinâmica se reflete na taxa média de efetivação, que gira em torno de 20% após o término dos contratos. Em 2025, esse percentual resultou na efetivação de aproximadamente 500 mil trabalhadores, que conquistaram vínculo formal após a experiência temporária.
Para quem busca uma oportunidade, a executiva do ManpowerGroup orienta que os candidatos fiquem atentos principalmente às empresas e agências de recrutamento e seleção, responsáveis pelas contratações temporárias. A partir das plataformas e redes sociais dessas agências, é possível encontrar todas as oportunidades disponíveis, descrição da função, remuneração, entre outros.
“Em especial durante os picos de sazonalidade, muitas empresas, como do setor varejista e logístico, também abrem canais diretos para receber currículos rapidamente. É importante sempre verificar a veracidade das informações e links acessados”, reforça a diretora.
Assim como em outras contratações, os profissionais têm todos os direitos garantidos por lei. Isso inclui a remuneração justa, jornada diária de 8 horas, pagamento de férias e 13° salário proporcionais, descanso semanal remunerado, proteção previdenciária, FGTS, além dos adicionais noturno, de insalubridade e de periculosidade, quando aplicáveis.