Ramiro Rosário e Felipe Camozzato notificaram o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre sobre um vídeo do escritor Eduardo Bueno. Respectivamente vereador e deputado, os dois registraram em ofício que Bueno comemorou o assassinato do conservador norte-americano Charlie Kirk. Segundo os parlamentares do Novo, o ocorrido ameaça a segurança de estrangeiros e gaúchos.
“É inaceitável que alguém comemore a morte de um ativista e ainda faça piadas com a possibilidade de um atentado. Solicitamos que o Consulado analise a gravidade dessas declarações e adote providências para resguardar seus cidadãos e a missão diplomática”, afirmou o vereador Ramiro Rosário.
A dupla solicitou atenção redobrada das representações diplomáticas norte-americanas. Os representantes do Novo também alertaram que as declarações de Eduardo Bueno poderiam servir de combustível a outros atos de violência.
“Não se trata de opinião política, mas de uma ameaça real. É um caso que exige investigação e monitoramento. Nosso objetivo é prevenir riscos à comunidade norte-americana e à sociedade gaúcha”, enfatizou o deputado Felipe Camozzato.