
A chuva que caiu em Porto Alegre na segunda-feira e manhã desta terça-feira causou pontos de alagamentos entre alguns piquetes do Parque Harmonia. O espaço, que recebe o Acampamento Farroupilha, passou por obras obrigatórias de infraestrutura, concluídas em março deste ano. Em maio do ano passado, o parque foi inundado. A presença de água e barro divide opiniões entre os acampados.
“Teve grandes melhorias, mas ainda tem muito a melhorar”, argumenta Iula da Silva Valença, do piquete Rancho dos Valença. Ela afirma que algumas estruturas, por serem mais baixas, alagam com mais frequência. “É uma questão que acho que a empresa que privatizou deveria olhar um pouco mais”, afirma. Abaixo do seu piquete, há uma boca de lobo com algo escoamento.
Ela também aumentou, neste ano, a altura do assoalho do seu piquete, para que não corra o risco de alagar. “Ontem de noite, a gente olhava as frestas e dava para ver que tinha água embaixo. Mas tem gente que já fica na parte mais baixa e, mesmo aumentando, a água sobe lá”, afirmou.
Cleiton Freitas, do piquete Campo Afora, já observa que o barral está diferente dos últimos anos, e que a chuva não afastou o público do Acampamento. “As pessoas querem vir, vieram e não enfrentaram aquele barral que era comum, teve muito pouco”, disse.
Eli de Andrades Borges, do piquete Tropeiros de Guaíba, acredita que a obra evitou novos alagamentos. Lembrou que, ano passado, problemas com encanamento entupido provocaram inundações, mas que, neste ano, não observou problemas.
A concessionária GAM3 Parks, responsável pela gestão do espaço, afirmou que o alagamento não foi significativo, e que não passa por problemas com inundações. Ainda, que no ano passado o parque ficou submerso devido às falhas em uma casa de bomba no bairro Menino Deus e que, hoje, o parque conta com “infraestrutura ímpar”, com todas as redes subterrâneas, inclusive a elétrica.
Fonte: Correio do Povo