Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Para incentivar vacinas, transporte gratuito leva público da Redenção ao Centro de Saúde Modelo

A Secretaria Municipal de Saúde promove uma ação de vacinação que integra a Operação Inverno no Parque Farroupilha, realizada em parceria com a Grilo Mobilidade | Foto: Camila Cunha

A prefeitura de Porto Alegre promove neste sábado, das 10h às 17h, na Redenção, uma campanha para ampliar a cobertura vacinal e reduzir internações por doenças respiratórias no inverno. Os trabalhos somam equipes da Secretaria de Saúde e da Grilo Mobilidade, que disponibilizou um triciclo elétrico e um motorista para transportar gratuitamente os visitantes do parque até o Centro de Saúde Modelo, na avenida Jerônimo de Ornelas.

Nesta manhã cinzenta, apesar do clima frio ter espantando boa parte dos frequentadores, as equipes da Vigilância em Saúde permanecem no entorno do Monumento ao Expedicionário para ofertar o serviço. De acordo com a enfermeira e diretora adjunta do órgão, Juliana Hasstenteufel, o transporte tem capacidade para levar dois passageiros por vez e potencial de 72 quilômetros em circulação ininterrupta.

“Vamos abordar a população e oferecer caronas ao posto de saúde. Com a capacidade de transporte que temos, esse percurso até o ponto de vacinação poderá ser realizado incontáveis vezes ao longo do dia”, destacou a enfermeira.

O veterano da Brigada Militar, Ivan Cardoso, 82 anos, foi um dos beneficiados com a ação. Sargento aposentado, ele jamais negligenciou, em suas mais de oito décadas de vida, a cobertura vacinal.

“Faço questão de manter as vacinas em dia, e isso pode ser atestado com a minha carteira de vacinação, que sempre levo comigo. O cuidado com a saúde é algo fundamental para todos, em especial durante a época mais fria do ano”, enfatizou o idoso.

Conforme o Executivo Municipal, a iniciativa deste sábado também visa reduzir a pressão sobre as emergências e fortalecer ações de prevenção, como a vacinação contra gripe e Covid-19. A operação reforça ainda o papel da Atenção Primária à Saúde como a principal porta de entrada para o SUS, especialmente em casos de menor gravidade. Isso porque, ao buscar atendimento nas unidades de saúde, a população contribui para a organização do sistema, permitindo que os hospitais concentrem os recursos nos casos de urgência e emergência.

Correio do Povo

Últimas Notícias