
A prefeitura de Porto Alegre promove neste sábado, das 10h às 17h, na Redenção, uma campanha para ampliar a cobertura vacinal e reduzir internações por doenças respiratórias no inverno. Os trabalhos somam equipes da Secretaria de Saúde e da Grilo Mobilidade, que disponibilizou um triciclo elétrico e um motorista para transportar gratuitamente os visitantes do parque até o Centro de Saúde Modelo, na avenida Jerônimo de Ornelas.
Nesta manhã cinzenta, apesar do clima frio ter espantando boa parte dos frequentadores, as equipes da Vigilância em Saúde permanecem no entorno do Monumento ao Expedicionário para ofertar o serviço. De acordo com a enfermeira e diretora adjunta do órgão, Juliana Hasstenteufel, o transporte tem capacidade para levar dois passageiros por vez e potencial de 72 quilômetros em circulação ininterrupta.
“Vamos abordar a população e oferecer caronas ao posto de saúde. Com a capacidade de transporte que temos, esse percurso até o ponto de vacinação poderá ser realizado incontáveis vezes ao longo do dia”, destacou a enfermeira.
O veterano da Brigada Militar, Ivan Cardoso, 82 anos, foi um dos beneficiados com a ação. Sargento aposentado, ele jamais negligenciou, em suas mais de oito décadas de vida, a cobertura vacinal.
“Faço questão de manter as vacinas em dia, e isso pode ser atestado com a minha carteira de vacinação, que sempre levo comigo. O cuidado com a saúde é algo fundamental para todos, em especial durante a época mais fria do ano”, enfatizou o idoso.
Conforme o Executivo Municipal, a iniciativa deste sábado também visa reduzir a pressão sobre as emergências e fortalecer ações de prevenção, como a vacinação contra gripe e Covid-19. A operação reforça ainda o papel da Atenção Primária à Saúde como a principal porta de entrada para o SUS, especialmente em casos de menor gravidade. Isso porque, ao buscar atendimento nas unidades de saúde, a população contribui para a organização do sistema, permitindo que os hospitais concentrem os recursos nos casos de urgência e emergência.
Correio do Povo