Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Palácio Piratini celebra Dia Estadual do Patrimônio Cultural com programação que destaca os 110 anos de Aldo Locatelli

Foto: Alvaro Bonadiman/Ascom Palácio Piratini/Divulgação

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Palácio Piratini, sede do governo do Estado, abre as portas ao público para celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural. A programação inclui visita livre à Ala Governamental, exposições, visita especial para a imprensa e lançamento de um novo vídeo institucional. Neste ano, parte das atividades destacam os 110 anos de nascimento de Aldo Locatelli, pintor italiano que assina as pinturas murais do Piratini. 

Programação especial

No sábado, o Palácio receberá visitantes das 10h às 12h e das 13h às 17h. Já no domingo, o acesso será das 10h às 12h e das 13h às 18h.

O público terá livre circulação pela Ala Governamental, que inclui ambientes como os salões Negrinho do Pastoreio e Alberto Pasqualini.

A visita será autoguiada, mas servidores estarão disponíveis para auxiliar e esclarecer dúvidas. A atividade é gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia, bastando apresentação de documento de identidade na recepção.

Homenagem a Locatelli

Nos salões nobres, estará montada uma exposição temporária em homenagem a Aldo Locatelli, autor das 23 obras que adornam esses espaços e cujo aniversário de nascimento será celebrado no dia 18 de agosto. Serão imagens e vídeos que ajudam a contar um pouco da vida e da obra do artista. 

Visita guiada para a imprensa

A programação ainda inclui uma visita mediada voltada exclusivamente à imprensa no sábado, às 9h. Conduzida pela historiadora Luciana de Oliveira, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), especialista na obra de Locatelli.

Os profissionais interessados em participar devem encaminhar nome e veículo para o e-mail [email protected] até sexta-feira (15/8), às 10h. 

Exposição de fotografias sobre 8 de janeiro

Já no vestíbulo principal, os visitantes poderão conferir a exposição “8 de Janeiro: Restauração e Democracia”, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), instituição com a qual o Palácio Piratini mantém uma parceria de cooperação técnica.

A mostra reúne fotografias que registram parte do processo de recuperação de 20 obras vandalizadas em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, e que foram recuperadas por professores, estudantes e técnicos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.

A curadoria é dos professores da UFPel Lauer Santos, Roberto Heiden e Renan Espírito Santo. As fotografias são da professora da UFPel e coordenadora-adjunta do projeto, Karen Caldas, do fotógrafo Nauro Júnior e de Mariana Alves, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Novo vídeo institucional

Encerrando a programação, no domingo, será lançado nas redes sociais o novo vídeo institucional do Piratini. A produção, executada pela agência Matriz, com direção de Fernanda Rotta, celebra o Palácio como um espaço vivo, repleto de arte e história, e aberto à população.

Sobre Aldo Locatelli

A foto é um close-up da pintura em tela que é um autorretrato de Aldo Locatelli. O retrato mostra o rosto de um homem de meia-idade, com cabelos e bigode escuros, e uma expressão séria. A obra está em uma moldura simples e o fundo da pintura é em tons de marrom e bege.

Aldo Locatelli nasceu em Villa d’Alme, província de Bérgamo, na Itália, em 18 de agosto de 1915. Desde cedo envolveu-se com arte, sobretudo a pintura mural e as grandes cenas religiosas. Iniciou seus estudos em 1928 na Scuola d’Arte Andrea Fantoni passando, a seguir, pela Academia de Belas Artes da Itália e Academia Carrara de Belas Artes. 

Em 1948, a convite de seu colega e amigo Emilio Sessa, chega ao Brasil para pintar a Catedral São Francisco de Paula, em Pelotas, dando início a sua trajetória no Rio Grande do Sul. Também chamado de “o mago das cores”, Locatelli executou diversos murais sacros e históricos em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Novo Hamburgo, Itajaí e São Paulo.

No Palácio Piratini, pintou os 23 murais que ornamentam os salões Alberto Pasqualini, Negrinho do Pastoreio e a antessala do gabinete do governador na primeira metade dos anos 1950, a partir de uma encomenda feita pelo governo de Ernesto Dornelles.

Locatelli faleceu em 1962, em Porto Alegre, vitimado por câncer nos pulmões. 

Sobre o Dia do Patrimônio

No Brasil, em 17 de agosto é celebrado o Dia do Patrimônio. No Estado, as comemorações alusivas à data começaram em 2019, com o lançamento oficial do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado anualmente no terceiro fim de semana de agosto.

A programação é coordenada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), a partir do Sistema Estadual de Museus (SEM). O Palácio Piratini participa do evento desde a primeira edição. 

Serviço     

Dia Estadual do Patrimônio Cultural no Palácio Piratini 

O quê: Visita livre à Ala Governamental

Quando: 

sábado (16/8): das 10h às 12h e das 13h e 17h*.

domingo (17/8) – das 10h às 12h e das 13h às 18h*.

* Último acesso 15 minutos antes do horário final. 

Onde: Palácio Piratini (praça Marechal Deodoro, s/n, Porto Alegre)

Entrada: gratuita, sem necessidade de inscrição prévia

Acesso: apresentação de documento de identidade na recepção 

O quê: Visita mediada para a imprensa com a professora Luciana de Oliveira

Quando: sábado (16/8), às 9h. (duração:  1h15)

Onde: Palácio Piratini (praça Marechal Deodoro, s/n, Porto Alegre)

Acesso: Jornalistas interessados devem manifestar interesse informando nome completo e veículo pelo e-mail [email protected] até sexta-feira (15/8), às 10h.

Fonte: Rádio Guaíba

Últimas Notícias