Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

PagueVeloz oferece 150 vagas de emprego em todo o Brasil

Crédito: Dênio Simões/Agência Brasília

A PagueVeloz, instituição de pagamento que faz parte da Serasa Experian, anuncia a abertura de 150 novas vagas de emprego para a área comercial da empresa. As oportunidades são para 17 Estados do país e fazem parte do projeto estratégico de expansão comercial da empresa. Desde 2022 no ecossistema da Serasa Experian, a PagueVeloz busca democratizar o acesso ao crédito e facilitar a vida financeira dos consumidores e empreendedores, a partir de soluções que automatizam e agilizam o recebimento e pagamento.

“Com mais de 330 colaboradores e em constante expansão, a PagueVeloz está fortalecendo sua atuação comercial para ampliar o alcance das nossas soluções em todo o Brasil. Estamos investindo em um time de vendas preparado para entender as necessidades dos clientes e gerar valor em cada interação”, comenta Felipe Barone, diretor da PagueVeloz.

As oportunidades são voltadas para profissionais com perfil consultivo e que possuam vivência no setor de adquirência. As vagas serão faseadas e serão abertas nos próximos meses. Dos 17, nove estados já estão contratando, são eles: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte.

Os novos colaboradores passarão por um programa de onboarding imersivo de 3 dias, voltado para a integração e entendimento das tarefas antes do início das atividades: “Mais do que contratar, queremos oferecer oportunidades reais de crescimento no ambiente profissional”, explica Barone. “Nosso processo seletivo e onboarding foram criados para que cada novo talento se sinta parte da nossa cultura desde o primeiro dia”.

Os candidatos para as vagas terão como atribuições identificar e abordar potenciais parceiros, mantendo o relacionamento, garantindo fidelização e excelência no atendimento. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e podem se inscrever através do link: Vagas Pague Veloz.

Últimas Notícias