O mês de outubro, tipicamente de primavera, deve ter chuva perto da média histórica e aumento dos dias de calor, conforme previsão da MetSul Meteorologia. Esta fase do ano também costuma registrar com mais frequência a ocorrência de temporais, favorecida pelo ar quente e umidade.
Em Porto Alegre, por exemplo, outubro tem precipitação média histórica (série 1991-2020) de 153,2 mm. Trata-se de uma das mais médias mensais mais altas de precipitação na capital gaúcha, só atrás de julho (163,5 mm). A temperatura mínima média é de 15,7ºC e máxima média histórica de 25,2ºC.
Apesar da previsão de mais dias quentes, Algumas madrugadas em outubro ainda podem ser frias e apresentar mínimas perto ou abaixo dos 10ºC em muitas cidades do Sul do Brasil, enquanto as tardes costumam ser de calor e em alguns dias intenso.
A MetSul Meteorologia projeta no Sudeste e no Centro-Oeste muitos dias de calor excessivo a extremo neste mês de outubro, com chance de ondas de calor, que podem afetar as temperaturas no Sul do Brasil.
Massas de ar frio ainda chegam ao estado gaúcho, com menor intensidade, e trazem algumas noites de temperatura mais baixa, entretanto com cada vez menor frequência e baixa probabilidade de frio intenso.
Onde mais fará calor no Sul do Brasil neste mês de outubro em 2025 será no Paraná. Cidades do Oeste, Noroeste e o Norte do estado com máximas em alguns dias perto e acima dos 40ºC.
Fonte: Metsul Meteorologia