
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Homicídios de Alvorada, deflagrou a Operação Rivers Brothers no combate aos crimes de homicídio e tráfico de drogas. A ação foi realizada em conjunto com a Brigada Militar.
Ao todo, foram cumpridas 64 ordens judiciais nas cidades de Alvorada, Gravataí e Porto Alegre, sendo 39 de busca e apreensão, 1 de prisão e 24 de bloqueio de contas bancárias.
Ao longo das investigações, foi apurado que o grupo criminoso é envolvido em crime de tráfico de drogas, com conexões diretas à prática de homicídios qualificados no município de Alvorada.
A Operação Rivers Brothers tem como objetivo a asfixia da estrutura logística e operacional da facção, visando desarticular sua atuação em Alvorada e região metropolitana, com foco na repressão qualificada ao tráfico de drogas e aos crimes correlatos como homicídios.
A investigação teve início a partir de um homicídio ocorrido em setembro de 2023, cuja vítima, integrante de grupo rival, foi executada com diversos disparos de arma de fogo.
Os principais operadores do tráfico de drogas seriam dois irmãos, ambos com antecedentes criminais por homicídio e tráfico, sendo um deles alvo principal da operação. O outro, também investigado, foi vítima de homicídio em junho de 2025, no município de Viamão, no decorrer das diligências investigativas.
Conforme o Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, Delegado de Polícia Mario Souza, “os crimes contra a vida ocorridos em razão de disputa territorial para o tráfico de drogas em geral são ordenados por líderes de grupos criminosos, sendo que no caso em tela a investigação qualificada da polícia ensejou as ordens de prisões e busca em desfavor de integrantes de organização que além do tráfico de entorpecentes pratica crimes dolosos contra a vida”, declarou o Delegado.
O “Protocolo das 7 Medidas Contra os Homicídios foi acionado após as mortes em Alvorada é hoje a medida N. 5 é cumprida”.
Fonte: Polícia Civil RS