
As Delegacias da 9ª Região da Polícia Civil e o 6º Regimento de Polícia Montada (6º RPMon) da Brigada Militar deflagraram, na manhã desta sexta-feira, a Operação Newbie, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa responsável pela distribuição de drogas a partir do bairro São Martim, em Bagé. A organização era comandada por detentos do Presídio Regional da cidade.
As investigações começaram há quatro meses, após a apreensão de drogas e de uma arma de fogo com um adolescente. A partir desse fato, os agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) identificaram diversos pontos de venda de entorpecentes vinculados ao grupo criminoso, revelando um sistema de distribuição operado por pequenos traficantes locais, que mantinham “bocas de fumo” espalhadas por diferentes pontos do município.
Célula criminosa
Com base no mapeamento realizado pelos investigadores, o Judiciário autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão, além da medida de internação cautelar do adolescente, considerado peça-chave da “célula criminosa”. Na manhã desta sexta-feira, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, além da apreensão do adolescente investigado.
Um homem, de 21 anos, foi preso em flagrante. Durante as diligências, os policiais apreenderam 12 quilos de maconha, porções de cocaína, uma arma de fogo, munições, balanças de precisão e diversos objetos utilizados na comercialização de entorpecentes.
O titular da Draco, delegado Cristiano Ritta, destacou que a ação representa mais um duro golpe contra o tráfico de drogas na região, reforçando o compromisso das forças de segurança no combate à criminalidade organizada.
A operação contou com a participação de todas as delegacias da 9ª Região Policial da Polícia Civil – Bagé, Dom Pedrito, Candiota e São Gabriel –, além do apoio da Polícia Civil de Santana do Livramento. A Brigada Militar atuou por meio do Setor de Inteligência, da Força Tática e do Policiamento Ostensivo.
Correio do Povo