
A Brigada Militar (BM) lançou oficialmente na manhã de sexta-feira (26), a 56ª edição da Operação Golfinho em Xangri-Lá e Capão da Canoa. Em dois eventos, que contaram com a presença da banda de música da Brigada Militar do Vale dos Sinos – conhecida como banda do 3º BPM -, que executou os hinos e músicas institucionais, acompanhada por autoridades, policiais e público que prestigiou o lançamento.
O comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral (CRPO Litoral), coronel Artur Marques de Barcellos, destacou que os lançamentos regionalizados têm o objetivo de aproximar a a BM da comunidade e demonstrar a presença reforçada da corporação durante o período mais movimentado do verão.
“Temos por apto realizar aberturas regionalizadas da Operação Golfinho. A Operação Verão teve sua abertura no dia 14 de dezembro e a Golfinho no dia 22, mas seguimos realizando esses lançamentos setorizados para que a comunidade visualize a presença da Brigada de forma mais efetiva e robusta”, explicou.
Segundo o coronel, a Operação Golfinho chega à sua 56ª edição com mais de mil policiais militares empregados em reforço no Litoral Norte, abrangendo diversas especialidades. “Temos policiais do batalhão aéreo, tropas de choque, operações especiais, policiamento a cavalo, motocicletas e quadriciclos na faixa de areia, que foi uma inovação no verão passado e agora se fortalece ainda mais. É a Brigada se aproximando dos locais onde a população realmente está”, afirmou.
O comandante também ressaltou que este é o período em que o Litoral Norte recebe o maior número de pessoas ao longo do ano, especialmente na virada do ano e no Carnaval. “O Réveillon é, com certeza, o momento de maior concentração de pessoas em um curto espaço de tempo. Por isso, concentramos o emprego do efetivo nos horários mais críticos. Temos grandes eventos previstos e todo o planejamento já está estruturado para garantir segurança e tranquilidade para que as pessoas possam aproveitar a virada de ano”, disse.
A Operação Golfinho 2025/2026 integra a Operação Verão Total do governo do Estado, com ações previstas de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. O planejamento será desdobrado e executado pelos Comandos Regionais de Polícia Ostensiva e pelos Comandos Especiais, conforme a área de atuação.
Entre as ações previstas estão o reforço da polícia ostensiva, o fortalecimento da prevenção e repressão à criminalidade, e o aumento do patrulhamento nas rodovias. O planejamento também contempla operações específicas para datas e eventos que elevam o fluxo de pessoas, como Natal, Ano-Novo e Carnaval.
Fonte: Guilherme Sperafico / Correio do Povo