
A Polícia Federal fez buscas e apreensões no gabinete do deputado Arthur Lira (PP-AL) e na casa de uma das assessoras do parlamentar. Os mandados ocorrem na operação contra suspeitos de desviar emendas parlamentares. O portal R7 entrou em contato com a assessoria de Lira. Segundo a equipe, o parlamentar não está entre os alvos. As medidas judiciais foram autorizadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
A reportagem apurou que a assessora Mariângela Fialek é investigada nesta operação. No gabinete, dela estava responsável por cuidar das planilhas do chamado orçamento secreto.
Orçamento secreto: Trata-se das emendas de relator, modelo de destinação de verba questionada por falta de transparência por não indicar qual congressista era beneficiado com o dinheiro.
A assessoria de Lira negou que Mariângela esteja lotada no gabinete do parlamentar. No site da Câmara, ela possui cargo de natureza especial e atua na liderança do PP.
O portal R7 tenta contato com a assessora e o espaço segue aberto para manifestações.
Quem é Mariângela Fialek?
Em um perfil nas redes socias, Mariângela se diz graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC do Rio Grande do Sul, além de Direito pela USP (Universidade de São Paulo).
Ela confirmou de, a partir de 2021, atuava com Chefe da Assessoria Especial do Gabinete da Presidência da Câmara. Porém, a informação não foi atualizada, já o Portal da Transparência afirma que ela está lotada na lideraça do partido. O salário bruto é de 23.732,92.
Ela também se diz parte do Conselho Fiscal da Caixa Econômica Federal e membro do Conselho Fiscal da Codevasf.
Fonte: R7