Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Olifeira impulsiona o desenvolvimento econômico através da olivicultura

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2025-10-09-at-11.45.41-e1760444110450.jpeg

A Olifeira consolida-se como um dos principais eventos voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva da oliveira, reunindo desde o plantio e cultivo até o consumo e a valorização do azeite de oliva e seus derivados. A Olifeira é uma realização da Abrazeite e tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Guaíba.

Marcada para os dias 16 a 19 de outubro de 2025, em Guaíba/RS, a 4ª Olifeira contará com uma programação diversificada, incluindo degustações, painéis temáticos, concursos gastronômicos, apresentações culturais e o Selo de Inovação, Tecnologia e Qualidade dos Azeites, além de reunir expositores do comércio, da indústria e dos serviços.

Um dos grandes destaques desta edição é o espaço inteiramente dedicado à sustentabilidade, inovação e tecnologia, criado pela ABRAZEITE em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SEMAUS). A iniciativa marca um novo patamar de comprometimento com as causas ambientais e sociais, pilares que norteiam o evento. Neste ambiente será lançado oficialmente o Projeto ECO100, da Secretaria de Meio Ambiente de Guaíba, que integra as comemorações do Centenário da cidade.

Promovida pela Secretaria de Esporte de Guaíba, a Olifeira também conta com uma programação esportiva vibrante. O público poderá acompanhar o Campeonato Gaúcho de Jet Ski, que promete adrenalina nas águas do Guaíba. Em parceria com o SESC RS, a Corrida Noturna do Circuito SESC reunirá atletas e entusiastas de todas as idades. O circuito esportivo será encerrado com a 5ª edição do Pedal Pink, promovida pela Secretaria da Saúde.

A programação cultural começa em grande estilo com Sidney Magal, no dia 16 de outubro, seguido pelo contagiante Pagode do Restaura, no dia 17. No sábado, 18 de outubro, o público será embalado pela voz potente de Yasmin Santos. Para encerrar com chave de ouro, Alexandre Pires se apresenta no domingo, 19 de outubro, coroando a feira com um espetáculo de música, alegria e celebração.

Últimas Notícias