
Faltando pouco mais de 20 dias para a volta às aulas na rede pública municipal de ensino, marcado para 18 de fevereiro, mais da metade das 100 instituições da Capital recebem obras de reforma para melhorias das estruturas. Conforme a Prefeitura, o período de férias está sendo aproveitado para qualificar os espaços e garantir um retorno mais seguro, acessível e acolhedor no início do ano letivo aos alunos.
As intervenções vão desde reformas estruturais mais amplas, até ajustes pontuais. De acordo com o titular da secretaria da educação, Leonardo Pascoal, a maior parte das obras será concluída antes do retorno das aulas, permitindo que alunos e profissionais encontrem ambientes renovados já no primeiro dia.
“Essas reformas podem ser mais estruturantes, robustas, que contemplam todo o prédio da unidade, inclusive com questões relacionadas à climatização, acessibilidade, troca de esquadrias, ampliações em alguns casos, como também reformas e melhorias mais pontuais, às vezes intervenções em uma ou outra sala. Então a duração dessas intervenções varia de acordo com a complexidade de cada uma. Algumas passam desse período de férias escolares, outras vão continuar ao longo do ano letivo de 2026”, garantiu Pascoal.
Entre as escolas que recebem melhorias já para o início do ano letivo, estão:
– Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jean Piaget: a escola passa por adaptação de banheiros e do elevador para pessoas com deficiência, além da instalação de hidrantes e alarmes de incêndio e de um reservatório metálico de água.
– Emef Wenceslau Fontoura: recebe reforma completa da quadra poliesportiva, com piso novo, troca das goleiras, instalação de holofotes e pintura da estrutura do alambrado, melhorando as condições para a prática esportiva.
– Emef São Pedro: a escola passa por ampliação da estrutura, melhorias de acessibilidade, reforma de sanitários, qualificação das quadras esportivas e revitalização da área externa. A segunda etapa da obra tinha prazo até fevereiro de 2027, mas, por meio de um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Educação e da empresa contratada, a maior parte será entregue antes do início do período letivo de 2026.
– Emeef Lucena Borges: está recebendo pintura interna e externa, troca do telhado, recuperação de pisos, além da substituição do alambrado das pracinhas e pintura do gradil do entorno.
– Emef Migrantes: a unidade recebe a instalação de uma lavanderia, com piso novo e cobertura, além da reforma da casinha destinada às brincadeiras das crianças, com troca de janela e ampliação do vão da porta.
Fonte: Rádio Guaíba