Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Obras de melhoria em escolas municipais seguem em andamento em Porto Alegre

Foto: Giulian Serafim/PMPA/Divulgação

Faltando pouco mais de 20 dias para a volta às aulas na rede pública municipal de ensino, marcado para 18 de fevereiro, mais da metade das 100 instituições da Capital recebem obras de reforma para melhorias das estruturas. Conforme a Prefeitura, o período de férias está sendo aproveitado para qualificar os espaços e garantir um retorno mais seguro, acessível e acolhedor no início do ano letivo aos alunos.

As intervenções vão desde reformas estruturais mais amplas, até ajustes pontuais. De acordo com o titular da secretaria da educação, Leonardo Pascoal, a maior parte das obras será concluída antes do retorno das aulas, permitindo que alunos e profissionais encontrem ambientes renovados já no primeiro dia.

“Essas reformas podem ser mais estruturantes, robustas, que contemplam todo o prédio da unidade, inclusive com questões relacionadas à climatização, acessibilidade, troca de esquadrias, ampliações em alguns casos, como também reformas e melhorias mais pontuais, às vezes intervenções em uma ou outra sala. Então a duração dessas intervenções varia de acordo com a complexidade de cada uma. Algumas passam desse período de férias escolares, outras vão continuar ao longo do ano letivo de 2026”, garantiu Pascoal.

Entre as escolas que recebem melhorias já para o início do ano letivo, estão:

– Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jean Piaget: a escola passa por adaptação de banheiros e do elevador para pessoas com deficiência, além da instalação de hidrantes e alarmes de incêndio e de um reservatório metálico de água.

– Emef Wenceslau Fontoura: recebe reforma completa da quadra poliesportiva, com piso novo, troca das goleiras, instalação de holofotes e pintura da estrutura do alambrado, melhorando as condições para a prática esportiva.

– Emef São Pedro: a escola passa por ampliação da estrutura, melhorias de acessibilidade, reforma de sanitários, qualificação das quadras esportivas e revitalização da área externa. A segunda etapa da obra tinha prazo até fevereiro de 2027, mas, por meio de um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Educação e da empresa contratada, a maior parte será entregue antes do início do período letivo de 2026.

– Emeef Lucena Borges: está recebendo pintura interna e externa, troca do telhado, recuperação de pisos, além da substituição do alambrado das pracinhas e pintura do gradil do entorno.

– Emef Migrantes: a unidade recebe a instalação de uma lavanderia, com piso novo e cobertura, além da reforma da casinha destinada às brincadeiras das crianças, com troca de janela e ampliação do vão da porta.

Fonte: Rádio Guaíba

Últimas Notícias