
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou uma nova etapa da obra de substituição da comporta 12, localizada no acesso Mauro Zacher, próxima à avenida Cairú, na área central de Porto Alegre. As equipes atuam na readequação da estrutura que receberá, nos próximos meses, uma nova barreira de proteção contra cheias. As intervenções motivaram alterações no trânsito da região.
“A comporta 12 cumpre uma função relevante na mobilidade urbana e, por isso, optamos por mantê-la móvel. Ainda assim, as mudanças serão significativas. O portão foi reprojetado e terá capacidade muito maior de resistência às cheias, sobretudo do rio Jacuí”, afirma o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone.
Além de suportar carga hidrodinâmica maior em comparação à comporta antiga, a nova estrutura contará com um novo sistema de fechamento. Com isso, a operação será mais rápida e demandará menos esforço humano.
Sistema
A comporta 11 – que, assim como a 12, está localizada no dique da avenida Castelo Branco – também receberá uma nova proteção nos próximos meses. A comporta 9 é outra que recebe intervenções: uma linha de energia subterrânea está sendo deslocada para possibilitar a extinção da passagem, por meio de estrutura em concreto armado. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o mês de maio.
As demais comportas do sistema já têm obras concluídas. Os portões 1, 2, 4 e 6, localizados no Muro da Mauá, foram reformados e encontram-se em condições adequadas de operação. Já as passagens 3, 5, 7, 8, 10, 13 e 14 foram extintas, sendo substituídas por estruturas permanentes.
Trânsito
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que o acesso à comporta 12 está bloqueado no sentido da avenida Mauá para a rua Voluntários da Pátria. Quem transita pela rua Voluntários da Pátria pode acessar normalmente a avenida Mauá pelo acesso 12.
Veículos oriundos da Freeway e da avenida João Moreira Maciel, no sentido Interior-Capital, que desejarem acessar a rua Voluntários da Pátria devem seguir até a comporta 11, pela avenida São Pedro. Os demais veículos podem acessar normalmente a avenida Castelo Branco. A EPTC alerta que a comporta 11 possui limitação de altura, de 3,3 metros, não sendo indicada para veículos de grande porte.
Recursos
A modernização das comportas do sistema de proteção contra cheias, iniciada após a enchente histórica de 2024, soma investimentos de R$ 11 milhões. Deste total, R$ 9,4 milhões foram aprovados junto ao Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), administrado pelo governo do Estado.
Situação das comportas do sistema de proteção contra cheias:
- Comporta 1 – Usina do Gasômetro: móvel; recebeu melhorias de vedação e mobilidade
- Comporta 2 – Cais Embarcadero: móvel; recebeu melhorias de vedação e mobilidade
- Comporta 3 – Mauá x Padre Tomé: extinta por meio de construção em concreto armado
- Comporta 4 – Mauá x Sepúlveda: móvel; recebeu melhorias de vedação e mobilidade
- Comporta 5 – Mauá: extinta por meio de construção em concreto armado
- Comporta 6 – Catamarã: móvel; recebeu melhorias de vedação e mobilidade
- Comporta 7 – Mauá: extinta por meio de construção em concreto armado
- Comporta 8: extinta por meio de construção em concreto armado
- Comporta 9 – Castelo Branco: em obras para fechamento em concreto armado
- Comporta 10 – Castelo Branco: extinta por meio de construção em concreto armado
- Comporta 11 – São Pedro: em obras; será móvel e substituída por nova estrutura
- Comporta 12 – Cairú: em obras; será móvel e substituída por nova estrutura
- Comporta 13 – Castelo Branco: extinta por meio de construção em concreto armado
- Comporta 14 – Castelo Branco x Voluntários da Pátria: extinta por meio de construção em concreto armado
Fonte: Correio do Povo