
Patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO, as históricas Ruínas de São Miguel Arcanjo serão palco de um evento que promete emocionar o público com grandes nomes da música tradicionalista gaúcha. No dia 27 de setembro, às 19h, será apresentado o Grande Encontro – Reconstruindo o Rio Grande, iniciativa patrocinada pelo Banrisul e pela Rio Grande Seguros e Previdência.
A escolha do local não foi por acaso: as Ruínas de São Miguel Arcanjo são conhecidas internacionalmente como um símbolo da preservação do patrimônio e da memória, ícone da importância de manter vivas as raízes culturais locais. O espetáculo faz parte das celebrações pelo aniversário de 97 anos do Banrisul, comemorado em setembro.
O evento contará com a participação de renomados artistas gaúchos, como Elton Saldanha, Neto Fagundes, Ernesto Fagundes, Shana Müller, Joca Martins, Daniel Torres, Gilberto Monteiro, Érlon Péricles, Ângelo Franco, Analise Severo, Cristiano Quevedo, Maria Alice e Jean Kirchoff.
Com entrada franca e espaços acessíveis, o espetáculo garantirá a adaptação da estrutura para respeitar e preservar esse importante patrimônio histórico. O Grande Encontro – Reconstruindo o Rio Grande nas Missões encerra a turnê itinerante que reuniu milhares de expectadores em Porto Alegre, Capão da Canoa, Santa Maria, Uruguaiana, Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo. A edição anual do espetáculo ainda ocorrerá no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, no dia 04 de novembro, reunindo cerca de 70 artistas gaúchos.
O Grande Encontro
Idealizado por Patineti, renomado produtor musical que descobriu Elis Regina e foi um dos criadores do programa Galpão Crioulo, o espetáculo é também uma homenagem ao seu legado. Patineti faleceu no ano passado, mas deixou um projeto sólido, agora conduzido por seu filho, Caetano dos Anjos, que assumiu a missão de dar continuidade ao trabalho do pai.
“O apoio à cultura é um compromisso que o Banrisul assume com orgulho. A música tradicionalista é uma das expressões mais autênticas da alma gaúcha, e iniciativas como O Grande Encontro mantêm viva essa herança. Patrocinar esse projeto é também uma forma de homenagear o legado de Patineti e fortalecer os laços com a nossa gente”, afirma Fernando Lemos, presidente do Banrisul.
Consagrado como “Espetáculo do Ano” no Prêmio Açorianos de Música em 2013, ano de lançamento, e listado entre os Top 10 Melhores Shows do Ano pelo jornal Zero Hora, O Grande Encontro reafirma sua relevância e atualidade ao emocionar novas gerações com a força da música tradicionalista do nosso estado.