
Levantamento da fintech Koin revela que, neste Dia dos Pais, os consumidores estão cada vez mais atentos a formas de pagamento mais acessíveis. O Pix Parcelado deve ser utilizado por 67,3% dos entrevistados, confirmando uma tendência já observada no Dia das Mães. A pesquisa aponta que 97% dos consumidores pretendem parcelar suas compras: 38,5% em até 5 vezes; 36,5% em mais de 5 vezes, 22,3% em até 2 vezes. Apenas 2,7% declararam intenção de pagar à vista.
O levantamento também mostra que 78,8% dos brasileiros pretendem presentear na data, evidenciando a relevância da ocasião para o comércio. O preço segue como principal critério de escolha para 60,8% dos entrevistados, seguido de pedidos feitos pelo presenteado (16,5%), escolhas que serão feitas na hora da compra (13,5%). Somente 9,2% dos consumidores responderam que ainda não haviam decidido a respeito. A sondagem foi feita na última semana de julho e contou com cerca de 400 respondentes de todo o Brasil.
Entre os presentes mais citados estão roupas e acessórios (35,4%), seguidos por eletrônicos (20,4%), calçados (12,7%) e perfumes e produtos de higiene (12,3%). Outros itens mencionados, mas em menor relevância foram relógios (2,8%), itens esportivos (1,9%), bebidas (1,2%), livros e revistas (0,8%) e outros (6,9%).
Já a faixa de gasto mais comum deve ficar entre R$ 51 a R$ 150 (24,2%), seguida por R$ 151,00 e R$ 200,00 (19,2%); R$ 251,00 a R$ 350,00 (15%); R$ 501,00 e R$ 1.000,00 (14,6%); depois R$ 351,00 e R$ 500,00 (13,8%) e acima de R$ 1.000,00 (13,1%).