
Representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) de Porto Alegre participaram, na manhã desta terça-feira, de uma reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal, para discorrer a respeito dos investimentos no transporte coletivo da Capital, com foco nos contratos em andamento e a serem executados. Há, segundo a apresentação, R$ 493 milhões em duas contratações a serem feitas pelo PAC do BNDES; a primeira, de R$ 447,7 milhões, é para a aquisição de cem ônibus elétricos articulados.
O assunto está em tramitação no Legislativo, com prazo de 12 meses para compra. O segundo contrato é para a construção de dois terminais para o transporte coletivo, nos bairros Restinga e Lomba do Pinheiro, com inclusão de infraestrutura para transporte cicloviário, e prazo de 48 meses para execução da obra. São R$ 46,7 milhões pelo PAC e contrapartida de R$ 2,4 milhões do município.
Existe também um financiamento internacional, que deve ser contratado no segundo semestre de 2026, para o Estudo Setorial de Transporte, que fará propostas para a rede de transporte público da Capital e região metropolitana, além de oferecer opções de modais. O estudo ainda traçará diretrizes para as intervenções previstas no programa, nas avenidas Farrapos, Salgado Filho, Júlio de Castilhos e terminais de transporte coletivo que atendem ao Centro Histórico e 4º Distrito. São R$ 5 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em um prazo de 18 meses.
“Ele vai mostrar o que a cidade precisa, e é um processo baseado na última Pesquisa de Origem e Destino e Domiciliar (Edom), que não fazíamos há 20 anos. Esta pesquisa domiciliar entrevistou pessoas nos lares e perguntou os deslocamentos que elas faziam, de onde para onde, e o que utilizou. Saberemos o que o cidadão precisa em termos de linhas e modais”, disse a diretora de Transportes da SMMU, Maria Cristina Molina Ladeira.
Ainda foram apresentados dados atuais do transporte coletivo na Capital, que projeta transportar 173,4 milhões de passageiros em 2025, com 14,2 mil viagens diariamente em dias úteis. Já a frota operante deve encerrar o ano com 1.136 veículos, dos quais 129 são novos. Atualmente, há 12 ônibus elétricos em três linhas, que transportaram, até agosto, quando o projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo iniciou na Capital, 1,2 milhão de passageiros, rodando 653,4 mil quilômetros e deixando de emitir 869 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Isto representa 324,3 mil litros de diesel que deixaram de ser consumidos, economizando R$ 966,4 mil. Há R$ 1,78 bilhão em projetos da Prefeitura de Porto Alegre previstos no Novo PAC do governo federal, para aquisição de 500 ônibus com ar-condicionado, quatro terminais de transporte, ampliação da estrutura do Centro de Controle Operacional do Transporte (CCOt) e a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT), que também estão em estudo pelo BNDES.