
Após as manifestações em defesa da saúde pública de Canoas, ato que ocorreu no fim da tarde de quinta-feira e trouxe à tona reivindicações por mais médicos, respeito e atenção para com os usuários que precisam de assistência básica, a prefeitura de Canoas assinou, na manhã de sábado, o contrato emergencial com o Instituto Maria Schmitt (IMAS) que assumiu a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Guajuviras, Rio Branco e Liberty Dick Conter.
O IMAS substitui a empresa IB Saúde, que teve o seu contrato paralisado por não prestar os serviços de acordo com o que foi firmado com o Município e não garantir escalas médicas completas para o atendimento da população nas últimas semanas, provocando restrições nos atendimentos causadas pela falta de pagamento.
Onze empresas apresentaram propostas na concorrência da contratação emergencial. O valor do contrato com o IMAS é de R$ 4,4 milhões por mês. De acordo com o prefeito Airton Souza, a assinatura do novo contrato é para que a população tenha acesso a serviços de qualidade.
Enquanto o IMAS permanecer na gestão das UPAs, a Prefeitura vai trabalhar na licitação para a contratação da empresa que administrará as unidades e forma permanente. O Executivo reitera que não há valores em atraso para serem pagos ao IB Saúde.
Desde que assumiu a gestão das UPAs canoenses, ao longo do dia de sábado, o IMAS passou a restabelecer as escalas médicas e os atendimentos nas unidades. A Prefeitura ressalta que a população pode e deve procurar atendimento nas UPAs e seguirá atenta e diligente quanto à garantia da assistência para todos.
Fonte: Correio do Povo