Nesta quinta-feira (23), o programa Ganhando o Jogo iniciou a série de entrevistas com os candidatos à presidência do Grêmio. Paulo Caleffi, ex-vice-presidente de futebol na gestão de Alberto Guerra explicou suas ideias e projetos para uma possível eleição ao próximo triênio.

A passagem, aliás, de sete meses pelo Departamento de Futebol em 2023, foi caracterizada pelo candidato como “muito intenso”. “O que trago de grande legado são as relações construídas dentro do centro de treinamento. É um ambiente com mais de 70 pessoas convivendo, com suas questões pessoais, de vaidade, chateações e nós temos que estar sempre disponíveis a equacionar. É o que tenho de mais relevante.”
Agora, olhando para o futuro, Caleffi também tratou de explicar como será sua atuação no dia a dia dentro do vestiário e do departamento de futebol do clube. Embora, veja-se como um vice-de-futebol “presente”, como presidente seu posicionamento seria diferente. “Na condição de presidente é necessário ter cuidado para não se expor demais e fazer da sua imagem corriqueira no Departamento de Futebol. O dia a dia tem que ser tocado pelas pessoas do setor. Por isso, precisamos ter um conjunto de pessoas profissionalizadas. Hoje, o lado político prevalece sobre o profissionalismo.”
Novo Suárez?
É parte do plano de gestão de Caleffi a contratação de um grande jogador, em um negócio que contará com os mesmo moldes da chegada de Luis Suárez. O nome do reforço, no entanto, é guardado a sete chaves. “A negociação tem avançado bastante. Não é algo simples, porque envolve a participação de um patrocinador. Nós temos experiência já com a contratação do Luis Suárez, os moldes são muito parecidos. Eu tenho convicção que o torcedor vai ficar muito satisfeito, muito satisfeito mesmo. É um jogador que vai cumprir com a finalidade principal: isso aqui representa o Grêmio mundialmente. Nós vamos cumprir com essa missão”, explicou.
Caleffi ainda foi questionado se passaria a contratação a outra gestão, caso não seja eleito. O candidato ressaltou que não cogita a possibilidade de perder o pleito. “Nós não cogitamos perder a eleição. É uma questão de mentalidade positiva e vencedora. Quando tu tens um projeto, quando tu tens pessoas participando disso ao longo de dois anos, quanto tu tens a possibilidade de fazer uma grande contratação novamente, que vai orgulhar o torcedor, o nosso esforço está sendo para concluir ela antes do pleito do dia 8 de novembro”, concluiu.
Maicon e Danrlei
Ídolos do Grêmio, Maicon e Danrlei são nomes confirmados para a administração de Caleffi. Maicon será coordenador técnico, que atuará junto à comissão técnica e o grupo de jogadores. Já Danrlei assumirá a posição de gerente de futebol, responsável por funções administrativas do Departamento de Futebol.
Além disso, pode se somar a este grupo Luiz Felipe Scolari: “o Felipão tem um convite aberto de minha parte, caso seja de seu interesse”, afirmou no Ganhando o Jogo. O candidato ainda ressaltou que Maicon não viria para substituir o ex-técnico e que, além disso, os dois ídolos não têm “nenhum problema pessoal.”

Propostas
Entre as principais propostas suscitadas por Caleffi está a Grêmio Estúdio, hub de criação de conteúdo gerido pelo clube e com produção da Yep Produtora, produtora gaúcha de audiovisual. O projeto se valeria da estrutura da empresa parceira para veicular, via Grêmio TV, uma grade de programação fixa, com 12 programas, além de partidas do masculino e feminino, das categorias de base e profissional em todas as competições. Financeiramente, o retorno aconteceria a partir da monetização do canal de YouTube e captação de parceiros no mercado publicitário. “Já temos negociações com possíveis patrocinadores para a Grêmio Estúdio”, completou.
Outra proposta é a Gols de Vantagem, inspirada na KMs de Vantagem, promoção da rede de postos Ipiranga, criada por Jerônimo Santos, nome confirmado como CEO do clube em uma gestão Paulo Caleffi. Por fim, o postulante à presidência do Tricolor também ressaltou o acolhimento ao torcedor do interior: “Este é um projeto que me é muito caro”, disse. A partir dele, o Grêmio ofereceria uma estrutura para receber aqueles torcedores que viajam longe para chegar à Arena.
Nesta sexta-feira (24), o Ganhando o Jogo recebe o candidato Odorico Roman a partir das 11h.
Confira a entrevista com Paulo Caleffi na íntegra: