
Diante da alta adesão ao mutirão emergencial de negociação com os bancos e financeiras, a Serasa estendeu a ação até 11 de julho e está disponibilizando um telefone gratuito para facilitar os acordos com até 97% de desconto. Nas duas semanas iniciais da ação, criada para ajudar 35 milhões de brasileiros que devem para bancos e financeiras, o volume de acordos com esse segmento cresceu 24% em relação ou mesmo período do ano passado. No Rio Grande do Sul mais de 28 mil acordos foram fechados desde o início do mutirão.
Para estimular o pagamento das contas que mais endividam o brasileiro, a Serasa está disponibilizando o telefone gratuito: 0800 040762.
“O número 0800 facilita especialmente as negociações para os devedores que têm alguma dificuldade de usar os meios digitais e preferem o atendimento humano”, explica Cláudio dos Santos, coordenador da operação. “Nos dois últimos Feirões Limpa Nome percebemos que cresce o número de pessoas dispostas a negociar quando oferecemos um telefone gratuito com atendimento humano”, explica Santos.
Desde 16 de junho, o mutirão nacional reúne 40 bancos e financeiras que estão oferecendo descontos especiais de até 97% justamente para reduzir a inadimplência no sistema bancário. O mais recente Mapa de Inadimplência divulgado pela Serasa, com dados de maio, revela que há 77 milhões de consumidores com o CPF negativado. As dívidas bancárias e financeiras são a principal origem dessas pendências, respondendo por quase 50% das negativações do país.
O mutirão nacional nasceu a partir de pesquisa produzida pelo Instituto Opinion Box. O estudo revelou que 77% dos endividados do sistema financeiro já tentaram negociar suas dívidas, mas não encontraram opções favoráveis de negociação, motivo pelo qual a Serasa convocou os bancos e financeiras para esta ação especial.
Rio Grande do Sul
Desde o início da ação, em 16/06, 28.202 acordos foram fechados no Estado. No entanto, são quase 1.6 milhão de pessoas que possuem 1.8 milhões de dívidas com bancos e que podem ser quitadas com 97% de desconto até o próximo dia 11/07.
Os descontos obtidos pelos quase 20 mil gaúchos que aproveitaram o mutirão e negociaram suas dívidas ultrapassam R$ 105 milhões. Somente para os inadimplentes de Porto Alegre foram R$ 17.6 milhões em descontos.