
Em meio a estoques baixos de sangue e com expectativas de queda no número de doações com as festas do final do ano, um mutirão de doação entre servidores públicos reuniu 12 instituições gaúchas nesta segunda-feira em Porto Alegre. A edição Unidos pela Vida, que acontece até o dia 12 de dezembro, busca conscientizar sobre a importância de elevar o banco de sangue e estimular a participação da sociedade civil.
A inciativa foi organizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com participação da Receita Federal, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, DetranRS e EPTC. As doações ocorrerão em cinco locais: Hemocentro do Estado, Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Santa Casa, Hospital Conceição, Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital São Lucas da PUCRS.
O Hemocentro do Rio Grande do Sul fornece sangue para 40 hospitais. Ana Dagord, enfermeira responsável pela captação de doações, lembrou que os hemocentros ainda dependem da doação espontânea da população, e que não há substituto para o sangue. “Nessa época do ano, diminui muito o afluxo de doadores pelas férias coletivas, pelas festas, pelas férias das empresas, das instituições, das escolas. Por isso a importância dessa ação nesse momento para chamar a atenção das pessoas da importância de doar sangue”, afirma.
“É também muito importante inspirar outros órgãos, outras instituições, grupos de amigos para que se organizem, e venham fazer a ação de doar sangue. É um ato nobre, é um ato rápido e uma bolsa de sangue consegue atender até quatro pessoas. Um gesto simples que a gente consegue ajudar muita gente”, afirmou o chefe da comunicação da PRF, Douglas Paveck Bonfim.
Ele também participou da doação no Hemocentro nesta segunda. “Me sinto feliz em poder saber que eu estou ajudando as pessoas, porque no fundo é isso, para além dos uniformes, para além das fardas, para além das funções, é gente querendo ajudar gente”.
O agente da Polícia Federal Milton Macedo já é doador há mais de 40 anos. “É um ato muito satisfatório para quem doou, é muito importante para o sistema de saúde, para as pessoas que necessitam de sangue, sendo até um risco de vida. É muito importante que as pessoas se conscientizem para que os bancos de tenham o necessário para atender a população”.
A edição deste ano conta com o apoio do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do Sport Club Internacional, que doaram camisetas oficiais autografadas pelos atletas. O Setcergs também participa, oferecendo brindes. Os itens serão sorteados entre os doadores participantes.
Critérios para doação de sangue:
- Ter de 16 a 69 anos;
- Ter um documento oficial com foto
- Primeira doação antes dos 60 anos;
- Pesar 50kg ou mais;
- Ser saudável;
- Não estar em jejum;
- Apresentar documento de identidade com foto;
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal.
Impeditivos para doação:
- Gravidez ou amamentação;
- Histórico de Doença de Chagas ou de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Hepatite após os 11 anos de idade;
- Diabetes;
- Hipertensão;
- Risco para Aids;
- Uso de bebida alcoólica há menos de 12 horas da doação;
- Ter doado há menos de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres;
- Ter feito tatuagem ou piercing há menos de seis meses;
- Possuir piercing na boca ou na língua;
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico em menos de 6 meses.
Caso apresente sintomas de gripe e resfriado, aguardar 15 dias após cessar os sintomas e o uso das medicações.
Fonte: Correio do Povo