
Hospitais universitários federais ligados aos ministérios da Saúde, Educação (MEC) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizam, neste sábado o “Dia E – Ebserh em Ação”, mutirão do programa Agora Tem Especialistas, do governo federal. No Rio Grande do Sul, a mobilização ocorre nos hospitais Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM); no Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg). Foram agendados 313 atendimentos em diversas especialidades, sendo 45 cirurgias, 241 exames e 27 consultas.
“Essa ação no programa Agora Tem Especialistas representa uma integração estratégica entre os ministérios da Educação e da Saúde. Estamos mobilizando toda a rede federal. O MEC está à disposição para construirmos juntos esse esforço histórico em defesa da saúde pública brasileira”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana. No país todo, são 45 hospitais da rede que participam da ação em 36 municípios, oferecendo 10,3 mil cirurgias eletivas, consultas e exames previamente agendados.
O foco é em procedimentos em áreas prioritárias do programa, como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher. Também no Rio Grande do Sul, as ações são acompanhadas pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, e pelo presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Gilberto Barichello. Mais de dois mil profissionais da rede Ebserh, vinculada ao MEC, estão mobilizados para o mutirão, entre residentes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e professores.
“É a maior variedade de procedimentos já ofertada em um único esforço nacional do SUS. Nunca tivemos algo tão diverso, tão abrangente e com tanta capilaridade. O envolvimento dos hospitais universitários federais, coordenados pela Ebserh, é decisivo para garantir a formação de novos especialistas e a ampliação da capacidade de atendimento à população”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Correio do Povo