
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Sul (GAECO/MPRS) deflagrou nesta quarta-feira a segunda fase da Operação Contas Abertas, que tem como alvo uma facção atuante em Bento Gonçalves, na Serra. A ação visa o combate à lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas e armas.
Coordenada pelo promotor Manoel Figueiredo Antunes, responsável pelo 5º Núcleo do GAECO – Serra, a ofensiva tem apoio da Brigada Militar e Polícia Penal. A primeira fase das diligências ocorreu em junho de 2024.
Nesta manhã, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 22 alvos em Bento Gonçalves e em Paim Filho, no Norte gaúcho. Um suspeito foi preso em flagrante por porte ilegal de arma.
Ao todo, 16 pessoas são investigadas por suspeita de envolvimento com o esquema. O valor da movimentação ilícita ultrapassa R$ 2,2 milhões.
Doze imóveis e dois veículos foram apreendidos judicialmente, e duas empreiteiras, além de uma revenda de automóveis, também foram alvo de busca e apreensão por possível envolvimento na lavagem de capitais. A Justiça ainda autorizou o bloqueio de 224 contas bancárias.
“O objetivo agora foi aprofundar a coleta de provas, localizar mais laranjas e verificar o real montante da lavagem de dinheiro e desarticular os mecanismos financeiros da organização criminosa que atua há mais de dez anos na Serra”, afirmou o promotor Manoel Figueiredo Antunes.
Fonte: Marcel Horowitz/CP