
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad confirmou que, nesta quarta-feira, 13, o governo vai apresentar um pacote de medidas para apoiar os exportadores brasileiros afetados pelas tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos a produtos do Brasil. O texto da Medida Provisória a ser enviada ao Congresso Nacional já está 100% definido e que contempla as várias demandas do setor produtivo. Em entrevista exclusiva para a Rede Bandeirantes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que serão liberados R$ 30 bilhões em uma linha de crédito para empresas atingidas e que serão tentados outros mercados para absorver os produtos vendidos para o mercado norte-americano. Entre as contrapartidas deverão estar contidas medidas de preservação de empregos.
O pacote de contingência foi elaborado em conjunto pelos ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e das Relações Exteriores (MRE), e deve incluir linhas de crédito, facilitação de comércio e eventuais desonerações. A prioridade é atender os pequenos produtores que não têm alternativas à exportação aos Estados Unidos. “Nós tivemos reuniões com os setores produtivos e eu penso que, dentro dos limites estabelecidos, ele contempla particularmente os setores afetados pelo tarifaço”, destacou Haddad.
No último dia 6, entrou em vigor a tarifa de 50% imposta sobre parte das exportações brasileiras para país norte-americano. A medida, assinada no dia 30 de julho pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado norte-americano, o que representa 4% das exportações brasileiras.
(*) com Agência Gov.Br