Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Mostra Elite Design 2026 começa em abril

Crédito: Edu Liotti/Divulgação

O casarão da década de 1960 na Av. Dom Pedro II, 1010, em Porto Alegre, voltou a receber os holofotes no Open House da Mostra Elite Design, que reuniu arquitetos, designers, imprensa e empresas para conhecer, em primeira mão, as novidades da edição 2026. O endereço, já consagrado como palco do evento, segue como cenário da mostra, que será realizada de 8 de abril a 13 de junho de 2026, com 28 ambientes assinados por grandes nomes da arquitetura, do design e do paisagismo.

Durante o encontro, a diretora Flavia Sffair apresentou as novas temáticas centrais, o fluxo de circulação redesenhado para ampliar a vivência do visitante e as oportunidades de participação para empresas e profissionais. Com curadoria do escritório Arquitetura Combinada, liderado por Alexandre Grivicich, a Mostra mantém o conceito “Sentir, Habitar, Pertencer” — um convite para que cada ambiente seja mais do que belo: seja acolhedor, desperte emoções e crie vínculos afetivos. O objetivo é explorar a arquitetura e o design como expressões sensoriais, traduzindo o morar contemporâneo como reflexo de identidade e bem-estar.

O projeto Walking Plans – Arquitetura Imersiva, um parceria com  o arquiteto Carlos Porto,  foi outra novidade apresentada. Desta parceria, a Mostra Elite Design bonificará a todos os profissionais que assinarem a 8ª edição, com uma experiência exclusiva onde cada profissional poderá trazer um projeto “fora mostra”  e fazer seu cliente experienciar essa nova maneira de apresentar um projeto.

A Mostra EliteDesign conta com o patrocínio exclusivo da Tintas Renner by PPG, marca reconhecida pela inovação e qualidade em soluções para pintura e acabamento. O merchandising é assinado pela Domótica, que promete surpreender com tecnologia e automação de ponta, enquanto a Borela Móveis faz sua estreia no evento, apresentando peças que unem design autoral e funcionalidade e a Sul Colchões, que trará toda a tecnologia neste segmento, reforçando o caráter sofisticado e inovador da Mostra, entre outros parceiros que serão divulgados em breve.

Últimas Notícias