
A Prefeitura de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, informou que a Defesa Civil Municipal atendeu a cerca de 50 chamados relacionados ao temporal que caiu no município entre a noite da última sexta-feira e a madrugada deste sábado, acumulando por volta de 60 a 70 milímetros em cerca de duas horas. Apenas em 15 minutos, choveu 20 milímetros.
A maioria deles foi por acúmulo de água, atingindo principalmente vias dos bairros Industrial, Liberdade, Santo Afonso e Canudos, alcançando parcialmente algumas ruas. Com o funcionamento da Casa de Bombas, no Santo Afonso, mesmo com o grande acúmulo de lixo, a água escoou em seguida. Cinco pessoas da mesma família, moradores do bairro Rondônia, chegaram a ser encaminhadas para um abrigo, mas liberadas para retornar para casa ainda na manhã deste sábado.
Houve, segundo a Administração, três quedas de árvores, ocorrências atendidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) local. O município deverá receber máquinas por meio do Programa Desassorear RS, e realizará obras nos arroios Guia Lopes, Wisenthal e Pampa.
Em breve, também haverá a intervenção do Arroio Gauchinho. De acordo com o prefeito Gustavo Finck, em breve, será anunciado um programa de melhorias no sistema pluvial. Em São Leopoldo, onde caíram 63 milímetros de chuva, árvores também caíram, especialmente no bairro Santo André e Vila Brás. Todas as Casas de Bombas, mesmo as anfíbias, em conjunto com Novo Hamburgo, também estiveram funcionando durante a tormenta, segundo a Prefeitura.
Fonte: Correio do Povo