
O PSDB gaúcho tem um novo presidente: o vereador Moisés Barboza. Ele assume o comando da sigla no lugar da ex-prefeita de Pelotas e secretária da Relações Institucionais, Paula Mascarenhas.
A escolha de Barboza partiu do recém empossado presidente nacional do partido, Aécio Neves. Agora, caberá ao novo presidente estadual indicar os nomes que irão comandar os diretórios municipais e guiar o partido durante o pleito do próximo ano. Além disso, o vereador também irá presidir a Câmara de Porto Alegre em 2026.
Após a saída do governador Eduardo Leite do PSDB, em maio deste ano, uma série de prefeitos e vereadores migrou, junto com ele, para o PSD. O resultado foi uma desidratação dos tucanos em solo gaúcho.
Agora, a nova direção deve realizar movimentos com o objetivo de atrair novos nomes para sigla, afim de vencer a cláusula de barreira nas eleições de 2026, e pretende lançar candidato ao Palácio Piratini.
Para esse posto, dos nomes estão no jogo: em julho, Paula foi alçada a pré-candidata por um grupo de tucanos que defende seu nome como uma continuidade da gestão de Leite. Pouco tempo depois, o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, deixou o PDT e se filiou ao PSDB, com objetivo de disputar o governo do Estado.
Além de Moisés, o deputado federal Daniel Trzeciak e Maranata ficaram nas vice-presidências da executiva.
Marisol Santos assume a presidência do PSDB Mulher RS
No caso do PSDB Mulher RS, a presidência ficará com a vereadora Marisol Santos (PSDB), de Caxias do Sul. Ela assume no lugar da deputada Nadine Anflor. Marisol já integrava a executiva estadual do PSDB Mulher como vice-presidente.
Na função, passa a ter a função de conduzir a reestruturação do segmento feminino da sigla.
Fonte: Correio do Povo