Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Modernidade e natureza transformam complexo em novo destino de casamentos no estado

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Ambientacao-no-salao-de-eventos-em-Blumendorf.jpeg

Em meio à natureza preservada da Serra Gaúcha, o complexo multifuncional Blumendorf ganha destaque nacional como um novo destino para casamentos. Localizado em Nova Hartz (RS), a 62 quilômetros de Porto Alegre, o espaço é perfeito como Destination Wedding. Conta com acesso facilitado também a partir das principais cidades da Serra, tornando-se estratégico para noivos e convidados de diferentes regiões.

O coração do empreendimento é a Capela do Amor Infinito, idealizada e concebida de forma afetiva pela família Ermel. Com arquitetura simbólica, vitrais exclusivos e capacidade para até 150 pessoas, a capela é totalmente climatizada e oferece um ambiente único para cerimônias religiosas ou celebrativas. Para eventos ao ar livre, a Praça do Relógio e a Fonte do Amor Infinito compõem cenários naturais elegantes, inspirados na arquitetura germânica. Ideal para ensaios fotográficos.

Após a cerimônia, os convidados são recepcionados em um salão de festas com estrutura profissional para até 300 pessoas, incluindo pista de dança, palco, cozinha industrial e deck externo integrado à paisagem. O complexo dispõe ainda de sala exclusiva da noiva e áreas de apoio para equipes técnicas e fornecedores. A hospedagem no próprio local é um dos grandes diferenciais. Suítes premium, cabanas privativas e áreas de descanso garantem conforto e privacidade para noivos, familiares e convidados, permitindo que a celebração se estenda por mais de um dia.

A experiência é complementada por restaurante, pub e cervejaria própria, além de jardins, lagos, obras de arte ao ar livre e espaços de contemplação que transformam cada casamento em um evento singular.

DIFERENCIAL

Para assegurar fluidez e excelência em todas as etapas do evento, o complexo oferece infraestrutura operacional completa, incluindo transporte interno para convidados, amplo estacionamento, equipe de segurança, serviços de limpeza antes, durante e após as celebrações, além de gerador próprio de energia. Entre os serviços opcionais, destacam-se carros antigos conduzidos por motoristas uniformizados e, em breve, carruagens puxadas por cavalos, criando uma chegada cenográfica até a capela.

Como diferencial exclusivo, o anfiteatro a céu aberto, com capacidade para até 1.500 pessoas, possibilita a inclusão de apresentações musicais ou shows-surpresa na programação, proporcionando momentos memoráveis aos convidados. A combinação entre cenários naturais, arquitetura autoral e estrutura técnica permite que cada evento seja planejado sob medida. Do casamento intimista à grande produção.

O complexo está com agenda 2026 aberta para casamentos, eventos sociais e encontros corporativos. A versatilidade dos ambientes e o atendimento personalizado permitem projetos sob medida. Para garantir exclusividade e dedicação total a cada celebração, o espaço trabalha com número limitado de datas por mês. A empresária Ariane Ermel, que realizou sua cerimônia no local, define a experiência. “Escolher este lugar para o nosso casamento foi transformar um sonho em realidade. Cada detalhe foi pensado para emocionar, desde a cerimônia até a celebração com nossos convidados. Viver esse dia em um ambiente que reúne beleza natural, estrutura impecável e acolhimento verdadeiro tornou nossa história ainda mais especial.”

Últimas Notícias