
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, concordou em se encontrar com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Washington para negociar a redução das tarifas de 50% impostas pelos norte-americanos aos produtos brasileiros.
O encontro foi marcado, no entanto, a data não foi definida. A decisão do encontro foi tomada após Mauro Vieira receber ligação do Marco Rubio nesta quarta-feira (8).
Em nota oficial, o governo disse que “após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, [os dois] acordaram que equipes de ambos os governos manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes”.
“O Secretário de Estado convidou o Ministro Mauro Vieira para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos”, diz texto.
Entenda
O presidente Lula conversou com Donald Trump nesta segunda-feira (6) e classificou o diálogo como positivo. Na manhã de hoje, Lula contou que está surpreso com o resultado da ligação.
“Te confesso que fiquei surpreso com o resultado da conversa porque era uma coisa que parecia que não iria acontecer, parecia impossível”, afirmou.
“Ainda ontem, a pessoa que ele indicou, que é o secretário de Estado, Marco Rubio, ligou para o meu ministro Mauro Vieira. Talvez comece a ter conversa a partir de agora. Porque o Brasil não quer briga com os Estados Unidos, com o Uruguai, com a Bolívia. O Brasil quer paz e amor: quer crescer, se desenvolver. Não temos contencioso com nenhum país do mundo e não queremos ter. E com os Estados Unidos temos uma aliança de 201 anos. Queremos manter uma relação boa, respeitosa, sem abrir mão da nossa soberania”, detalhou.
Fonte: R7