Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

MetSul alerta para piora da enchente no Vale do Taquari nesta quarta

Lajeado sofre com inundação. Foto : Laura Mallmann / Prefeitura de Lajeado

Diante da persistência da chuva no Rio Grande do Sul, principalmente no Vale do Taquari, a MetSul alerta para possível piora da enchente na região ainda nesta quarta-feira. O cenário de inundação ocorre por conta dos volumes elevados de precipitação na bacia do sistema Taquari-Antas desde o último domingo e especialmente àqueles registrados nessa terça.

No começo desta quarta, o Taquari em Muçum subia até a 1,5 metro por hora e a elevação ganhava velocidade também na estação de monitoramento do município de Encantado, onde o nível já está perto da cota de inundação.

Choveu entre 100 mm e 200 mm na bacia do Taquari até o final da terça com volumes até isoladamente acima de 200 mm. Choveu muito na Serra e nos Aparados na noite de terça e ainda chove nas duas regiões no começo desta quarta-feira, especialmente mais ao Norte nas nascentes, nos Campos de Cima da Serra.

Em Lajeado e Estrela, onde o nível estava em 17 metros às 2h da madrugada, a cota de inundação de 19 metros vai ser entre o final da madrugada e o amanhecer.

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias