
O governador Eduardo Leite (PSD) determinou, nesta sexta-feira, a criação de um Comitê Intersecretarial para acompanhamento intensivo de eventuais casos suspeitos de contaminação de bebidas por metanol que possam surgir no Rio Grande do Sul. O grupo, que reunirá órgãos como o Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Brigada Militar e Instituto-Geral de Perícias, será coordenado pelos secretários da Saúde, Arita Bergmann, e da Segurança Pública, Sandro Caron.
Segundo Leite, a intenção é a de que seja possível a adoção de ações rápidas de resposta, caso seja necessário. Por ora, ainda não há nenhum caso suspeito no Estado. “Nosso governo está atento e tomando medidas preventivas. Queremos dar tranquilidade à população e, ao mesmo tempo, ao setor de bares e restaurantes, que é fundamental para a economia e para a vida social dos gaúchos”, escreveu Leite nas redes sociais.
Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, em todo o país são 113 casos. Em 11 foi confirmada a intoxicação por metanol e 102 estão em investigação. São Paulo concentra 90% dos casos, mas houve registros também em Pernambuco, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Das notificações feitas pelos estados, 12 são relativas à óbitos.
Fonte: Correio do Povo