Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

MERCOPAR 2025: Inovação Aberta é novo eixo estratégico das rodadas de negócios

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Mercopar-2-scaled.jpg

Uma das grandes novidades da Mercopar 2025 são as duas rodadas de negócios com foco em Inovação Aberta. Diferentes das rodadas tradicionais, que conectam oferta e demanda já estabelecidas, essas reuniões têm como objetivo fomentar parcerias entre grandes empresas e startups ou fornecedores inovadores para resolver desafios específicos. Com a ampliação dos formatos e a inclusão da Inovação Aberta como eixo estratégico, a feira se consolida como o maior hub de negócios industriais da América Latina, já que empresas que participam podem apontar um aumento de faturamento, expansão de mercado e parcerias longevas. A feira acontecerá de 14 a 17 de outubro em Caxias do Sul e é uma realização do Sebrae RS e do Sistema FIERGS.

Na prática, corporações apresentam suas “dores” – como problemas técnicos, operacionais ou estratégicos – e buscam soluções criativas junto a empresas menores, que podem propor tecnologias, processos ou modelos de negócio disruptivos. É uma inversão de lógica: em vez de vender um produto pronto, os fornecedores colaboram na construção de soluções sob medida.

Para o especialista em Competitividade Setorial do Sebrae RS, Jakson da Luz, esse modelo favorece especialmente startups e pequenas empresas com perfil inovador, que ganham acesso direto a grandes players e podem cocriar soluções com alto potencial de escala. “Para as grandes empresas, é uma forma ágil de acelerar a inovação, reduzir custos e diversificar fornecedores”, explica.

A diretora geral do Sesi-RS, Senai-RS e IEL-RS, Susana Kakuta, reforça: “As startups ajudam a indústria a se manter competitiva, digital e sustentável em um cenário global cada vez mais dinâmico. Quando se trabalha com inovação aberta, a cultura das empresas acaba se transformando também. Ao se conectar com startups, a indústria tem acesso a soluções já testadas em pequena escala, o que acelera a inovação aberta e reduz custos e riscos de pesquisa e desenvolvimento interno. E a Mercopar é um espaço que ajuda nessa direção”.

ÂNCORAS

Na Rodada Reversa, que acontece de 14 a 17 de outubro, às 18h, seis empresas âncoras – grandes indústrias ou multinacionais – participam com foco em encontrar fornecedores para itens específicos, como peças, componentes, sistemas ou soluções técnicas. Essas empresas apresentam desafios concretos e mostram os produtos que precisam, os requisitos técnicos, os materiais desejados e até protótipos ou amostras físicas. E os 200 fornecedores participantes (em sua maioria micro e pequenas empresas) têm a chance de entender exatamente o que está sendo buscado, apresentar soluções personalizadas ou alternativas técnicas e fazer demonstrações in loco, mostrando capacidade produtiva, inovação ou diferenciais competitivos.

“O que torna essa rodada especial é a técnica e prática, não é só uma conversa comercial, mas uma troca de conhecimento entre áreas como engenharia, suprimentos e inovação”, analisa Jakson. Ele complementa que muitas vezes a solução não está pronta, ela será cocriada entre fornecedor e comprador. As inscrições para a Rodada Reversa vão até dia 26 de setembro.

Já no “Projeto Comprador – Soluções Startups”, 30 grandes empresas demandantes participam em busca de soluções e projetos exclusivamente de startups. É a primeira vez que esse modelo vai acontecer na Mercopar, e cerca de 80 startups terão oportunidade de apresentar, em conversas individuais de 15 minutos, ideias e tecnologias inovadoras. As agendas individuais serão montadas a partir do interesse do comprador e do projeto oferecido e desenvolvido pela startup. Este evento acontece no contraturno da feira, no dia 15 de outubro, das 09h às 12h

Últimas Notícias