Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Mercado pet fortalece empreendedorismo em Guaíba

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: cao-adoravel-com-dono-na-pet-shop-scaled.jpg

O mercado Pet em Guaíba está em expansão. No primeiro semestre de 2025, o número de novos empreendimentos do setor cresceu 33% em comparação ao mesmo período do ano passado, com 12 novos negócios abertos na cidade nos cinco seis meses do ano. Os dados são do Observatório Econômico da Prefeitura de Guaíba, com base em números da Receita Federal.

O desempenho aponta para um setor em pleno crescimento e com grande potencial de geração de emprego e renda. Entre os principais segmentos com maior abertura de empresas estão Higiene e embelezamento de animais domésticos (6 novas empresas e 200,0% em relação a 2024); Alojamento de animais domésticos (hotéis e creches pet (3 empresas e 200,0% em relação a 2024); Comércio varejista de animais vivos, artigos e alimentos para pets: 6 novos negócios (- 50,0% em relação ao 1° semestre de 2024)

Outro ponto de destaque é o perfil das novas empresas: 11 negócios, ou seja, 92,0% delas são Microempresas (ME), sendo que a grande maioria é formada por Microempreendedores Individuais (MEI). As Empresas de Pequeno Porte (EPP) registraram a abertura de negócios (8,0%). Isso demonstra a força do empreendedorismo de pequeno porte na dinamização da economia local.

A distribuição geográfica dos novos empreendimentos demonstra a pulverização das oportunidades em diferentes regiões da cidade. O Colina lidera com 5 novas empresas, seguido pelos bairros Alegria, Chaves de Barcellos, Columbia City, Jardim dos Lagos, Jardim Iolanda e Santa Rica, ambos com 1 unidade cada, evidenciando um crescimento diversificado e descentralizado.

Para Marcelo Maranata, prefeito de Guaíba, os dados reforçam o compromisso da gestão com o empreendedorismo. “Guaíba tem se mostrado um ambiente fértil para quem quer empreender. Nosso papel é facilitar, apoiar e incentivar quem acredita no potencial da cidade. O crescimento do setor Pet é mais uma prova de que estamos no caminho certo para promover desenvolvimento com inclusão e inovação”, diz.

FONTE DE DADOS

A Prefeitura de Guaíba conta com uma ferramenta avançada de monitoramento e análise econômica do município: o Observatório Econômico. A ferramenta inovadora consolida dados e indicadores econômicos do município, transformando-os em insights de alto valor para orientar decisões, planejar ações e atrair investimentos. Além disso, serve de base para apoiar projetos estratégicos e pesquisas setoriais para o fomento das atividades produtivas locais.

O objetivo do poder público de Guaíba é reforçar seu compromisso de melhorar o ambiente de negócios e potencializar o desenvolvimento econômico do município, fomentando o crescimento sustentável e competitivo da cidade.

Últimas Notícias