Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Mercado gaúcho recebe a icônica promoção do “Palito Premiado” da Kibon

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Kibon-Promocao-Palito-Premiado-Stopper-25x30cm-scaled.jpg

Kibon, marca líder em sorvetes no Brasil, ouviu o pedido dos consumidores e trouxe de volta a icônica promoção do “Palito Premiado”. E, neste ano, com uma novidade:  a ação se expande e chega a 16 estados do Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul, marcando presença em diversas cidades litorâneas de norte a sul do País. A partir do dia 01 de dezembro, quem encontrar o palito premiado exclusivamente nas faixas de areia das localidades participantes ganharão automaticamente outro picolé da linha Fruttare, podendo escolher entre os sabores* coco, abacaxi, morango, uva, limão e o lançamento da temporada: tangerina. A ação integra a estratégia de verão “Loucos por Kibon”, que celebra o amor dos brasileiros pela marca.

No último verão, a promoção retornou após muitos pedidos do público e foi um sucesso nas praias do litoral paulista. Agora, em 2025, a experiência se estende para consumidores dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A mecânica simples e sem burocracia – “Achou, Ganhou” – foi mantida, reforçando a conexão emocional com o público e o “efeito surpresa” ao descobrir que foi premiado com mais um picolé.

Além da ampliação para novos estados, a edição deste ano também inclui outra novidade: além de Fruttare, também fazem parte da ação os sorvetes Tablito original, Brigadeiro e o clássico Chicabon, que agora também podem esconder um palito premiado. Para marcar o início da nova edição, a campanha ganhou força também nas redes sociais: um squad de 15 influenciadores digitais e uma comunidade fiel celebra o retorno da promoção, gerando grande repercussão e engajamento online. O movimento reforçou a memória afetiva do público com a promoção e o tom da temporada de verão da marca.

“Como marca pioneira nesse tipo de promoção no Brasil, Kibon tornou-se referência desde a primeira edição. Ao todo, essa será a quinta edição oficial da campanha, e ver o carinho que o ‘Palito Premiado’ ainda desperta mostra como ele está gravado na memória de muitas gerações. Queremos resgatar esse sentimento, essa lembrança boa de infância, e ao mesmo tempo criar histórias com quem está vivendo isso pela primeira vez. Por isso, fizemos questão de levar a ação para ainda mais praias e estados do Brasil”, afirma Carolina Mega, Head de Marketing da The Magnum Ice Cream Company no Brasil, empresa dona da marca Kibon.

 A ação segue até o dia 31 de março de 2026, com resgates válidos exclusivamente nos carrinhos de sorvete Kibon das praias participantes identificados com a promoção. Para saber mais sobre a lista completa das cidades participantes no estado, acesse o regulamento no site: Promoções Kibon

Últimas Notícias