
O mercado continua olhando com atenção a divulgação dos dados de vagas formais abertas e que serão divulgados nesta quinta-feira, 30, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e com projeção de criação líquida em torno de 53 mil vagas e, na sexta-feira, 31, a PNAD Contínua pelo IBGE com informações do trimestre até setembro, e projeção de taxa de desemprego mantida em 5,6%. “Se as informações se confirmarem é porque os indicadores revelam um mercado de trabalho ainda resiliente, mas com sinais de arrefecimento gradual. Também hoje haverá a divulgação do Resultado Primário do Governo Central (RTN) (estimativa de déficit próximo de R$ 15 bilhões em setembro). Do lado da inflação, será divulgado o IGP-M de outubro e nossa expectativa é de queda de -0,18%”, diz Rafael Cardoso, economista-chefe do Banco Daycoval.
Já nos EUA, o Federal Reserve (Fed) reduziu a taxa de juros básica da economia americana em 25 pontos básicos, para o patamar entre 3.75% e 4.00% ao ano. Além disso, o banco central norte-americano anunciou que encerrará o programa de redução de seu balanço a partir de dezembro. No seu comunicado, o presidente do banco Jerome Powell surpreendeu com uma mensagem mais hawkish do que o mercado esperava, ao dizer que não é possível assumir com certeza que o Fed reduzirá a taxa de juros na reunião de dezembro. “Powell alertou que há opiniões muito diferentes no comitê sobre o que o banco deveria fazer a partir da reunião de dezembro, e que por isso é preciso ter maior cautela daqui por diante”, diz.
Para o economista Luis Cezario, economista-chefe da Asset 1, a correção da precificação das taxas de juros futuras nos EUA afetou a precificação do DI aqui no Brasil, levando a uma pequena correção para cima nas taxas de juros futuras. “No entanto, avaliamos que este movimente é de curto prazo. Os fundamentos domésticos seguem melhorando, com queda da inflação corrente, queda gradual das expectativas de inflação e desaquecimento da atividade econômica, sobretudo nos setores mais sensíveis à política monetária”, diz ele.