
A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, e 38 franqueados do Sistema McDonald’s fecharam um contrato de 12 anos para a autoprodução de 7 MWm de energia solar. Esta energia limpa e renovável será utilizada para atender a demanda de 156 unidades da rede nas regiões Sudeste e Sul do país, incluindo restaurantes, cafés e quiosques de sobremesa localizados no Rio Grande do Sul. A iniciativa marca um importante passo na estratégia da marca para descarbonizar suas operações.
O abastecimento é garantido por energia gerada na Usina Novo Oriente, maior complexo solar fotovoltaico do estado de São Paulo, localizado em Ilha Solteira (SP). A parceria contribui diretamente para a redução do impacto ambiental da rede, evitando a emissão de cerca de 3 mil toneladas de dióxido de carbono anualmente. O contrato também assegura a emissão de mais de 61 mil certificados de energia renovável (I-RECs) por ano, atestando a origem limpa da fonte. O fornecimento teve início em janeiro deste ano.
A Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s na América Latina, segue avançando em sua plataforma ESG, a Receita do Futuro. A companhia atingiu 96% de uso de fontes renováveis no consumo de energia em seus restaurantes próprios no Brasil, reforçando sua estratégia de transição energética e meta de ser neutra em carbono.
“A parceria firmada com a EDP reforça o compromisso da Arcos Dorados com ações concretas no presente que moldam um futuro mais sustentável. Temos buscado trabalhar lado a lado com parceiros que compartilham do mesmo propósito: reduzir os impactos ambientais de nossos processos e operações. Mais do que uma decisão estratégica alinhada aos objetivos sustentáveis da companhia, essa iniciativa também gera valor para nossos franqueados, ao oferecer soluções mais eficientes e que fortalecem a reputação nos locais onde atuam. Acreditamos que esse movimento sirva de inspiração para todo o setor, mostrando que a colaboração e a responsabilidade compartilhada são essenciais na pavimentação de um caminho mais inovador, responsável e energeticamente eficiente”, afirma Rogério Barreira, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.