Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

McDonald’s chega a Guaíba com a sua primeira unidade

Crédito: Divulgação

O Méqui está prestes a fazer sua aguardada estreia na cidade de Guaíba com a inauguração de sua primeira unidade, no próximo dia 16, reforçando a presença da marca no Rio Grande do Sul. O novo restaurante, localizado na Av. Nestor de Moura Jardim, será o de número 57 no estado. Em linha com o compromisso de ser um motor de desenvolvimento social, esta inauguração representa a criação de mais de 60 novas vagas de emprego diretas, com foco na contratação de moradores da cidade. O McDonald’s é reconhecido como uma das principais portas de entrada no mercado de trabalho formal para jovens, oferecendo treinamento de excelência e um plano de carreira estruturado.

“Estamos muito felizes em fortalecer nossa presença no Rio Grande do Sul, abrindo essa primeira unidade de Guaíba. A nova unidade não apenas oferece a experiência McDonald’s com conveniência e inovação, mas também reflete nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento local, gerando empregos e valor para a comunidade”, comenta Dorival Oliveira, VP de Franquias da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

O novo restaurante foi projetado para oferecer a melhor experiência a todos os clientes, combinando conforto, modernidade e tecnologia. Com capacidade para 60 pessoas, a unidade apresenta um design arquitetônico moderno, alinhado às últimas tendências globais da marca. Além disso, traz importantes iniciativas sustentáveis, como o reaproveitamento da água da chuva e do sistema de ar-condicionado, demonstrando o cuidado do McDonald’s com o meio ambiente e a eficiência dos seus processos.

AGILIDADE

Para garantir a agilidade e conveniência, o restaurante oferecerá diversas opções de atendimento como totens de autoatendimento e balcão para pedidos no salão; Drive-thru, para quem busca a praticidade de ser atendido sem sair do carro. Peça e Retire via aplicativo e Delivery, permitindo que os clientes façam seus pedidos de onde estiverem.

O McDonald’s reafirma estar animado para fazer parte da história e do cotidiano de Guaíba, uma cidade rica em cultura e tradição gaúcha. O novo restaurante se junta à comunidade, pronto para servir os sanduíches, batatas e sobremesas que fazem sucesso em todo o mundo.

Últimas Notícias