Após reunião com a nova diretoria, que ocorreu na manhã desta terça-feira, o treinador não teve seu contrato renovado e se despediu do clube em suas redes sociais. A comunicação foi feita pelo vice-presidente de futebol Antônio Dutra Júnior.

Mano Menezes chegou ao clube em abril após a demissão de Gustavo Quinteros, que não conseguiu fazer o time apresentar bom desempenho no inicio do ano. Sob o comando de Mano, o Grêmio caiu na terceira fase da Copa do Brasil, para o CSA, de Alagoas. Na Copa Sul-Americana, o Grêmio foi eliminado na segunda fase para o Alianza Lima, do Peru.
No Campeonato Brasileiro, o Grêmio de Mano Menezes sofreu com oscilações de bons e maus resultados. O Tricolor terminou na 9° colocação, com 49 pontos. A campanha teve 13 vitórias, 10 empates e 15 derrotas, com 42% de aproveitamento na competição.
Nota oficial de Mano Menezes em suas redes sociais:
Em abril deste ano, o Grêmio vivia um momento muito difícil. Geralmente, nestas horas, você se lembra de quem mais confia. O presidente Alberto Guerra e sua diretoria me convidaram, então, para assumir o comando. Aceitei e aceitarei sempre que o Grêmio precisar. A bola é redonda e certamente vai continuar girando para todos nós. Espero que dias melhores possam vir para todos
Com a saída de Mano Menezes, a nova diretoria do Grêmio liderada pelo presidente Odorico Roman, segue em busca de um novo treinador. Recentemente, uma sondagem foi feita ao treinador português, Luis Castro, mas outros treinadores também estão no radar gremista.