Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Mais de 22 mil disputam vagas na Ufrgs neste fim de semana

Foto : Ufrgs / Divulgação

O Vestibular UFRGS 2026 será realizado neste fim de semana, nos dias 29 e 30 de novembro, nas cidades de Porto Alegre, Canoas e Gravataí, na Região Metropolitana; Novo Hamburgo, no Vale do Sinos; Bento Gonçalves, na Serra; e Tramandaí e Imbé, no Litoral gaúcho. São 22.743 candidatos concorrendo a 4.058 vagas de graduação.

No sábado, as provas são de Língua Portuguesa, Literatura, História, Geografia e Matemática. No domingo, os candidatos terão os conhecimentos testados em Língua Estrangeira, Física, Química, Biologia e Redação. A duração é de cinco horas e meia em cada dia de aplicação.

A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) recomenda que os candidatos consultem os locais de prova no Portal do Candidato, façam a previsão do tempo de deslocamento considerando os imprevistos e cheguem com bastante antecedência aos locais de aplicação.

O alerta para que os vestibulandos cheguem com antecedência é reforçado principalmente para os que fazem prova no Campus do Vale. Diante da alta demanda, a Coperse organizou um fluxo especial na data, com ingresso pela entrada principal e saída apenas pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH).

Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h30min e fechados pontualmente às 14h. Não serão tolerados atrasos. Participantes que precisarem de atestado de comparecimento devem fazer a solicitação diretamente ao fiscal de sala ou acessar, posteriormente, o documento digital no Portal do Candidato.

Os candidatos poderão sair do local de aplicação com o caderno de questões apenas depois de transcorridas duas horas do início da prova.

O que levar

Para a realização das provas, os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta para o preenchimento dos cadernos de provas e cartões de resposta – lápis e borracha são opcionais para serem usados em rascunhos.

Além disso, é necessária a apresentação de documento de identificação (com foto atualizada e número do CPF) nos dois dias. Serão aceitos documentos no formato digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais ou no Gov.br e tenham foto (Exemplos: Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital, RG digital, e-Título, CNH digital). Não são aceitos prints ou fotos. A carteira de trabalho digital não é aceita.

Alimentação/hidratação – Os candidatos podem levar água e alimentação, caso achem necessário. Sobre alimentação, a orientação da Comissão Permanente de Seleção (Coperse/UFRGS) é de evitar alimentos com cheiro forte e utilizar embalagens transparentes e silenciosas.

O que não é permitido

Não serão permitidas consultas de qualquer natureza durante a realização das provas. Os candidatos também não podem utilizar ou manter consigo telefone celular, fones de ouvido ou outros aparelhos eletrônicos, nem usar bonés ou chapéus. Objetos diferentes dos permitidos deverão ser acondicionados em embalagem plástica fornecida pela organização da prova e mantidos lacrados até a saída do candidato do local de prova.

Atenção com o deslocamento

Principalmente os candidatos da cidade de Porto Alegre devem ficar atentos ao tempo gasto para deslocamento. No final de semana de provas, será realizada a demolição da passarela Rodoviária, o que pode impactar no trânsito na Capital.

Em reunião com a Coordenadoria de Segurança da UFRGS, a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) informou que as empresas de ônibus seriam acionadas para reforço nas linhas que atendem aos locais de prova, principalmente aquelas para o Campus do Vale.

Links:

Fonte: Correio do Povo

Últimas Notícias