
A SGF Global, em parceria com o LinkedIn, plataforma com mais de 1 bilhão de usuários globais, divulgou um novo levantamento focado no futuro do recrutamento no Brasil em 2025 e no impacto transformador da Inteligência Artificial (IA) Generativa no setor. Os dados revelam um cenário de grande otimismo, mas também indicam uma lacuna significativa entre a crença no potencial da tecnologia e sua utilização prática no processo de atração de talentos.
O estudo, que abrange setores com base nos clientes da SGF, posiciona a IA generativa como um novo padrão para a atração de talentos, capaz de tornar o processo mais eficiente e facilitar a contratação baseada em competências. De fato, 56% dos profissionais de atração de talentos e de RH no Brasil acreditam que as ferramentas de contratação de IA podem agilizar significativamente o processo de recrutamento.
Apesar do entusiasmo, a adesão ativa à IA generativa ainda é baixa. Apenas 11% dos profissionais estão utilizando ativamente essas ferramentas em algumas partes do processo de contratação. Embora outros 26% estejam testando e 26% estejam estudando casos de uso, 32% dos profissionais ainda não utilizam nem planejam utilizar a IA generativa.
Para aqueles que já integraram ou experimentaram a IA generativa, os benefícios são claros: 89% observam maior eficiência no recrutamento, 89% relatam que a IA ajudou a encontrar candidatos mais rapidamente e 82% afirmam que a tecnologia facilitou a contratação com base em competências.
COMPETÊNCIAS
Um dos impactos mais notáveis da IA é a aceleração da contratação baseada em competências. As empresas estão priorizando a capacidade de adaptação, em vez de focar apenas em diplomas e experiência. No Brasil, 65% dos profissionais de atração de talentos têm dificuldade em encontrar candidatos com as competências técnicas adequadas, mas 82% afirmam que a IA facilitou essa busca.
O estudo sugere que as empresas que realizam mais pesquisas baseadas em competências têm 12% mais chances de fazer excelentes contratações. Para capitalizar essa mudança, as dicas incluem padronizar entrevistas com protocolos estruturados que avaliem competências de forma objetiva.
“O levantamento realizado em parceria com o LinkedIn confirma que a IA deixou de ser uma tendência para se consolidar como uma realidade que vem transformando a atração de talentos no Brasil. Os dados apontam uma crescente confiança na eficiência dessa tecnologia, e nosso papel é ajudar as empresas a evoluir da fase experimental para uma adoção estratégica e ética. Ao buscarmos essa eficiência — já reconhecida por 89% dos usuários —, é essencial priorizar a segurança dos dados, um desafio mencionado por 37% dos profissionais, e assegurar que a implementação da IA seja justa, transparente e capaz de aprimorar a qualidade das contratações”, afirma Heliana Silva, country manager da SGF Global no Brasil.
A pesquisa também aponta barreiras importantes para a adoção, sendo as principais: preocupações com privacidade e segurança de dados (citadas por 37%), limitação orçamentária (36%) e incerteza sobre quais ferramentas usar (33%).