
Dados de uma pesquisa mostram que 56% dos entrevistados usaram IA para gerar ideias criativas de presentes e 54% para encontrar os melhores preços – índice importante visto que 74% dos entrevistados manifestaram preocupação com o custo de vida, e mais especificamente, a inflação. Além disso, 43% usaram IA para comparar produtos ou marcas e 41% para obter recomendações de produtos. OS números fazem parte de uma pesquisa inédita da BHN Brasil, líder na distribuição de cartões-presente no país, sobre o comportamento de compra dos brasileiros e reafirma o papel estratégico dos gift cards entre a população. O estudo, que entrevistou 1.040 adultos no Brasil, revela que a IA já é uma parte importante da jornada de compra, com consumidores recorrendo cada vez mais à ferramenta para otimizar suas decisões.
Essa tendência é ainda mais acentuada entre os consumidores mais jovens, que utilizam inteligência artificial com mais que o dobro de frequência em comparação às gerações mais velhas. Em complemento a isso, a IA também está sendo aplicada na personalização de presentes digitais. Quando presenteiam com um gift card digital, por exemplo, os entrevistados disseram que estão usando IA para gerar imagens para acompanhar o produto (22%), criar mensagens personalizadas (19%), vídeos (13%) e até adicionar músicas (7%).
Além da IA, a pesquisa destaca a relevância dos eventos de vendas ao vivo nas redes sociais, as live shopping, como um novo canal de engajamento: quase quatro em cada cinco brasileiros entrevistados (79%) participaram de algum evento deste tipo no ano passado. Além disso, nessas ocasiões, cerca de metade dos entrevistados disseram ter comprado um cartão-presente, e 83% manifestaram interesse em adquirir um.
“A ascensão da Inteligência Artificial no processo de compra e de novos formatos para promover produtos, como as live shopping, é um divisor de águas, e os cartões-presente estão perfeitamente posicionados para se beneficiar dessa evolução”, explica Fernanda Carbonari, Managing Director da BHN Brasil.
CARTÃO PRESENTE
A pesquisa da BHN Brasil também aprofunda o protagonismo dos gift cards no dia a dia dos brasileiros. Segundo o levantamento, nos últimos 12 meses, quatro em cada cinco pessoas entrevistadas compraram cartões-presente. O cenário apresenta ainda uma tendência de crescimento contínuo, já que 86% dos entrevistados planejam adquirir gift cards em 2025 – um aumento de 12% em relação ao ano passado.
Ao mesmo tempo que há uma maior procura pelo produto, a pesquisa reforça uma forte tendência de digitalização no consumo de gift cards, já constatada anteriormente. Entre os entrevistados, 76% disseram ter adquirido cartões-presente digitais, enquanto 55% compraram a versão física. Entre os motivos citados para a escolha dessa modalidade estão a facilidade de envio em comparação a um presente físico, a possibilidade de agendar a entrega do cartão-presente digital para um dia específico e o fato de as pessoas nem sempre saberem o que o presenteado quer ou precisa – já que o gift card oferece liberdade de escolha para uso dos créditos como a pessoa preferir.
A ascensão dos gift cards digitais, ao lado da troca de cartões-presente de plástico por opções de papel, traz ainda um impacto importante no que tange à sustentabilidade, já que o formato digital praticamente elimina as emissões de carbono por completo, enquanto os gift cards em papel emitem 53% menos carbono em seu processo de produção. As vendas desse último formato também têm aumentado no Brasil: 69% dos entrevistados disseram ter adquirido o produto neste ano – um aumento de 14% em relação a 2024.
Do ponto de vista das marcas, os motivos que tornam os gift cards tão atrativos, segundo a pesquisa, incluem seu uso como opção alternativa para produtos fora de estoque (34%), como recompensa para membros de programas de fidelidade (30%), como pagamento para cobrir produtos quebrados dentro da garantia (30%) e como forma de se desculpar por um problema enfrentado pelo cliente (29%).
“Os dados confirmam que os gift cards são uma ferramenta poderosa para as marcas, não só para atrair novos clientes e aumentar as vendas, mas também para fortalecer o relacionamento, agora com o suporte de tecnologias que personalizam e otimizam a experiência do consumidor”, explica Fernanda.