Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Macromix Atacado abre as portas em Cachoeirinha

A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: WhatsApp-Image-2025-10-24-at-10.46.55.jpeg

A comunidade de Cachoeirinha recebe a 14ª loja da rede Macromix Atacado a partir de quinta-feira, 30 de outubro. Localizada na Avenida Frederico Augusto Ritter, 320, bairro Cedic, a unidade é resultado de um investimento de R$ 30 milhões da holding UnidaSul, faz parte do plano de expansão da companhia e apresenta um modelo ampliado de conveniência, com 14 mil itens e marcas de qualidade em um amplo espaço para compras.

A loja possui 2.650 m² de área de vendas, 13 checkouts, 8 self-checkouts e contará inicialmente com 150 colaboradores distribuídos em diferentes setores prontos para atender o público. O estacionamento dispõe de 109 vagas, sendo 63 cobertas e 2 destinadas a carros elétricos, em alinhamento com a sustentabilidade, um valor defendido pela rede. O projeto foi concebido com estrutura moderna e segue as normas de ESG adotadas pela companhia.

DIFERENCIAIS

O Macromix Atacado oferece uma experiência de compra completa. O ambiente foi planejado para proporcionar conforto, com espaços amplos, iluminação adequada e setores bem-sinalizados.
O hortifrúti contará com uma seleção de legumes, verduras e frutas frescas, com entrega e reposição diárias, além de controle de origem e procedência, garantindo qualidade e sabor. A padaria trará mais de 250 itens, entre pães, bolos, doces e salgados, em formato de autoatendimento, oferecendo mais autonomia e agilidade aos clientes.

Outro destaque é o sortimento voltado a diferentes perfis de consumo, com produtos veganos, vegetarianos, sem glúten e sem lactose, além de um mix variado de congelados disponíveis em ilhas.
O setor de vinhos reúne diversos rótulos nacionais e importados. A loja conta ainda com amplas geladeiras com bebidas geladas, ideais para os dias mais quentes.

O açougue é uma verdadeira vitrine, com cortes selecionados para churrasco e para o dia a dia. Já para os apreciadores de flores e folhagens, a loja disponibilizará uma seção especial com florista, oferecendo orientação aos clientes. “Estamos apresentando à Cachoeirinha uma loja ampla da bandeira Macromix, planejada com carinho e merecida com o que há de melhor para seus moradores. Sem dúvida, um empreendimento que movimentará a cidade e a região”, destaca Eloi Zagonel, diretor do Macromix Atacado.

Além da nova estrutura, o Macromix Atacado mantém sua essência de preços justos e grandes oportunidades de economia. Comerciantes da cidade e região encontrarão ótimas condições para abastecer seus negócios, enquanto consumidores desfrutam de praticidade e custo-benefício em suas compras diárias. Outro destaque são as ações e ofertas especiais para os clientes que possuem o Cartão Macromix e participam do Clube Macromix.com.br, reconhecido por suas vantagens exclusivas. A unidade oferecerá um serviço de televendas, permitindo que comerciantes realizem pedidos de maneira rápida e segura, com apoio de uma equipe especializada.

Últimas Notícias