
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita obras da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) nesta quinta (2) e sexta-feira (3), em Belém (PA).
Lula deve estar acompanhado do ministro do Turismo, Celso Sabino. As agendas podem ser as últimas de Sabino à frente da pasta — ele pediu demissão do cargo na sexta-feira (26), após ultimato do partido ao qual é filiado, o União Brasil (leia mais abaixo). O ministro informou, contudo, que ficaria na função até a visita de Lula às obras em Belém.
Na tarde desta quinta, Lula visita o Porto Futuro 2, complexo cultural e de lazer em fase final de obras. O espaço abriga o Museu das Amazônias, voltado à valorização da ciência e da tecnologia da região.
No mesmo local, o petista verifica o andamento do Centro Gastronômico e do Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, cujo objetivo é impulsionar a sustentabilidade e fomentar oportunidades em bionegócios.
Na sexta-feira (3), a agenda presidencial começa pela manhã, com inspeção de obras de macrodrenagem e urbanização do Canal da União.
Em seguida, Lula visita o Parque da Cidade, espaço que será palco das atividades principais da COP30. Depois, à tarde, o presidente participa da cerimônia de anúncios de novos investimentos em drenagem urbana e da inauguração do Parque Linear da Nova Doca.
Balanço
Durante vistorias técnicas recentes, o governo federal fez um balanço positivo das obras para a realização do evento ambiental.
Segundo a Casa Civil, mais de R$ 4 bilhões de recursos federais já foram investidos em Belém para adequar infraestrutura urbana, drenagem de canais, saneamento, mobilidade e espaços públicos.
Fonte: R7