
Em entrevista exclusiva à RECORD Bahia, nesta quinta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o Governo Federal vai invalidar o leilão realizado pela Petrobras na última terça-feira (31). No certame em questão, a estatal comercializou cerca de 70 mil toneladas de GLP (gás de cozinha) com preços superiores aos cotados na tabela oficial da companhia.
“Foi feito agora um leilão. Eu diria para vocês, foi uma cretinagem”, afirmou. “Vamos rever esse leilão e vamos anular esse leilão, porque o povo pobre não pagará, em hipótese alguma, o preço dessa guerra”, garantiu Lula.
Impacto no Diesel e Gasolina
Ainda durante a conversa, o presidente abordou a volatilidade nos preços do diesel, assegurando que a população não será penalizada pelos reflexos de conflitos geopolíticos.
“Nós não vamos aumentar o óleo diesel para o caminhoneiro. Nós não vamos aumentar para a dona de casa, ou para o feijão, nem a gasolina e nem o etanol. E tem gente aumentando sem nenhuma necessidade”, ressaltou, classificando a prática como “pura bandidagem de alguma pessoa”.
Segundo Lula, distribuidoras que estão adotando aumentos com vantagens indevidas serão penalizadas. O presidente detalhou o atual plano de fiscalização para coibir abusos ao consumidor.
Lula detalhou a composição do abastecimento nacional, lembrando que, embora 70% do diesel consumido no Brasil seja de produção interna, os 30% restantes são importados e, portanto, vulneráveis às oscilações do mercado global.
Para conter os preços, Lula lembrou que o governo federal zerou a alíquota do PIS/Cofins sobre o diesel e estabeleceu subsídio para repor a diferença entre a isenção do imposto e o preço do aumento da Petrobras.
Críticas às Privatizações
O presidente também utilizou o espaço para questionar a venda de ativos estratégicos, como refinarias e a antiga BR Distribuidora, privatizada em 2021, com cláusulas que impedem a recompra pelo governo antes de 2029.
“Até uma empresa de gás que eu comprei em 2004 eles venderam. A empresa de gás que a gente fazia distribuição era uma empresa para a gente fazer a regulação de preço. Quando a Petrobras vende um botijão de gás a R$ 37, ele não pode chegar a R$ 160 na casa do povo. Alguém tá roubando”, apontou o petista.
Para encerrar, Lula reforçou o compromisso da gestão em blindar o poder de compra dos brasileiros: “A guerra continua. Estamos fazendo todo o esforço possível para não permitir que a guerra chegue ao bolso do povo”.