
O presidente Lula deve deixar para confirmar a nova indicação ao STF para depois da viagem a Ásia, que começará nesta terça-feira (21). Mesmo com a postergação, Jorge Messias segue como favorito de Lula.
A previsão é apontada por aliados do petista, que reiteram relatos do próprio presidente, concedidos nesta manhã.
Lula, segundo esses nomes, indicou interesse de estar no Brasil após a indicação de novo nome para cadeira da Corte, o que ficaria impedido com a ida para a Ásia.
O novo nome vai substituir a cadeira de Luís Roberto Barroso, que pediu para deixar o STF na semana passada.
Aliados também adiantam, segundo apurou o R7, que a preferência de Lula continua sobre Jorge Messias, atual advogado-geral da União. No páreo está o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, mas o político é visto como uma alternativa para a disputa ao governo de Minas Gerais.
Pacheco tem recebido apadrinhamento de aliados, como de nomes do próprio STF e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O parlamentar chegou a defender o mineiro em encontro reservado com Lula.
Viagem de Lula
O presidente embarca nesta terça-feira (21) para um giro pela Ásia, com um eventual encontro presencial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no radar.
Até a próxima sexta (24), o petista estará na Indonésia para visita de Estado. Em seguida, no domingo (26) e na segunda-feira (27), ele cumpre agenda na Malásia.
Fonte: R7