
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou neste domingo (12), em Roma, onde participa do Fórum Mundial da Alimentação 2025. Esse é o principal evento anual da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) e marca os 80 anos da organização.
A participação do chefe do Executivo ocorre meses após o anúncio da saída do Brasil do Mapa da Fome, divulgado em julho no relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo” (SOFI 2025).
No discurso, Lula deve ressaltar a saída do Brasil pela segunda vez do Mapa da Fome sob a sua gestão. O Brasil já havia atingido essa marca em 2014, mas voltou ao Mapa no triênio 2019-2021.
Na segunda-feira, Lula também deve encerrar a segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Durante o evento em Roma, Lula também vai inaugurar o Mecanismo de Apoio da Aliança Global, que funcionará como o secretariado da iniciativa, com sede na FAO e escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.
Fórum Mundial
Criado em 1945, o Fórum Mundial da Alimentação é uma plataforma global para acelerar a transformação dos sistemas agroalimentares, em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O fórum está estruturado em três pilares — Juventude; Ciência e Inovação; e Investimentos — e adota os “quatro melhores” (four betters), que orientam a gestão do diretor-geral, Qu Dongyu: melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida.
*Com informações do R7