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Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

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Lucro líquido do Banrisul cresce 50% e alcança R$ 948,0 milhões nos nove meses de 2025

O Banrisul alcançou, nos nove meses de 2025, lucro líquido de R$ 948,0 milhões, representando um crescimento de 50,0% frente ao registrado no mesmo período de 2024.Trata-se do maior resultado da história do Banco para os nove primeiros meses do ano. Os destaques positivos do período foram, especialmente, o incremento da margem financeira e o aumento das receitas de prestação de serviços aliados ao adequado controle e gestão das despesas operacionais e administrativas.

A carteira de recursos captados e administrados, composta por depósitos, recursos em letras, dívida subordinada e fundos de investimento; cresceu 10,0% nos nove meses de 2025 e alcançou R$ 127,8 bilhões. Os depósitos, principal instrumento de captação, cresceram R$ 7,4 bilhões no período – aumento de 8,4% – e representam 64,8% dos recursos captados. Já o patrimônio líquido alcançou R$ 10,8 bilhões no final de setembro de 2025, 6,0% superior a setembro de 2024. No mesmo período, o total em ativos atingiu R$ 158,5 bilhões, 11,6% superior a setembro de 2024.

De acordo com o presidente da instituição, Fernando Lemos, o Banrisul avança como um banco aberto, inteligente e comprometido com a construção de um futuro sustentável e inovador, com foco em eficiência operacional, inovação e excelência na experiência do cliente. “Trabalhamos permanentemente para proporcionar produtos e serviços que combinem qualidade, confiança e tecnologia; com o cliente no centro do negócio”, destaca.

“Em 2025, implementamos um novo conceito de atendimento voltado para pequenas e médias empresas, com foco na qualificação do relacionamento com clientes, mais agilidade nos processos e aumento da eficiência operacional. Os espaços Banrisul Empresas foram projetados para atender as demandas específicas dos clientes e reúnem um time de colaboradores com ampla expertise em soluções financeiras empresariais”, afirma. Atualmente, já estão em operação oito unidades, localizadas nos municípios de Porto Alegre, Pelotas, São Leopoldo, Erechim, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves e Santa Maria. Para 2026, o projeto contemplará também os municípios de Caxias do Sul, Canoas, Novo Hamburgo e Passo Fundo.

O dirigente salienta que, no terceiro trimestre do ano, foi inaugurada a agência Banrisul Corporate, em Porto Alegre, direcionada exclusivamente para o atendimento de empresas de grande porte. “O propósito é aumentar o nosso market share nesse importante nicho de mercado para atender os clientes atuais e potenciais. O novo espaço oferece um nível ainda mais elevado de personalização e soluções financeiras sob medida, com acompanhamento dedicado e profundo conhecimento das operações dos clientes”, ressalta. A Banrisul Corporate também funciona como um backoffice para a carteira corporativa, garantindo mais agilidade, padronização e eficiência nos processos.

“Como resultado da melhoria contínua da experiência do cliente, alcançamos no mês de setembro a classificação verde na auditoria de autorregulação bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com nota de 96,7 – acima da média do setor que foi 95,0”, frisa o CEO do Banrisul. Por meio de visitas de auditores no formato de clientes ocultos, a avaliação analisou critérios como acessibilidade, atendimento, transparência e respeito ao consumidor.

Lemos reforça que o compromisso do Banco com a transformação digital e a experiência do cliente levou o Banrisul a reformular totalmente o aplicativo a partir de pesquisas com os próprios clientes. “O lançamento no terceiro trimestre marcou um novo capítulo na jornada digital do Banrisul. O app foi redesenhado para refletir as necessidades reais dos clientes e oferecer uma experiência de uso mais intuitiva, acessível e segura”.

Entre as novidades, as principais informações da conta em maior destaque e um espaço para produtos estratégicos do Banco e atalhos para tarefas do dia a dia. A nova versão do extrato oferece uma experiência mais completa e integrada das informações e um acesso direto aos comprovantes de movimentações financeiras, trazendo praticidade e clareza ao usuário. O menu Finanças em Dia categoriza despesas e permite definir orçamentos mensais, complementando a experiência do cliente no centro da sua vida financeira e contribuindo para a redução da inadimplência, uma vez que o menu também direciona o usuário para a renegociação dos seus débitos.

CRÉDITO

A carteira de crédito alcançou R$ 64,1 bilhões em setembro de 2025, alta de 11,1% frente a setembro de 2024, refletindo, especialmente, a ampliação no saldo em crédito comercial, câmbio e financiamentos de longo prazo. O crédito comercial, a maior carteira do Banco, totalizou R$ 39,3 bilhões, que corresponde a 61,3% do total de operações de crédito.

Já a carteira de câmbio apresentou avanço consistente, passando de R$ 1,6 bilhão em setembro de 2024 para R$ 2,4 bilhões ao final de setembro/2025 – crescimento de 45,8%. Esse desempenho foi impulsionado pela expansão da atuação comercial e pelo aumento expressivo nas operações de câmbio pronto, cujo volume acumulado até setembro de 2025 atingiu R$ 13,0 bilhões, igualando o total registrado em todo o exercício de 2024.

A qualidade da carteira segue sendo um dos principais pilares, confirmada pela baixíssima inadimplência, resultado da gestão criteriosa, do atendimento personalizado e do profundo conhecimento dos negócios de nossos clientes. O desempenho reforça nosso compromisso com a inovação e com o apoio à forte vocação exportadora do Rio Grande do Sul.

CARTÕES DE CRÉDITO E DÉBITO

O Banrisul contava com uma base de 1,4 milhão de cartões de crédito nas bandeiras Mastercard e Visa ao final de setembro de 2025. No ano, foram feitas 81,2 milhões de transações, somando uma movimentação financeira de R$ 8,3 bilhões, 6,2% superior ao mesmo período de 2024. As receitas de crédito e de tarifas com cartões de crédito e cartões BNDES somaram R$ 662,2 milhões nos nove meses de 2025. O cartão Banricompras registrou no período a realização de 106,4 milhões de transações e um faturamento de R$ 11,1 bilhões.

Neste trimestre, foi intensificada a estratégia de digitalização e fidelização de clientes, com foco em soluções inovadoras como suporte completo às carteiras digitais Apple Pay e Google Pay, permitindo que os clientes utilizem seus cartões de crédito Banrisul Mastercard diretamente pelo seu smartphone IOS ou Android. Também aconteceu o lançamento da promoção Carteira Premiada com recompensas reais e atrativas, destinadas aos clientes que utilizam o cartão Banrisul Mastercard por meio das carteiras digitais. O Banco firmou, ainda, parcerias estratégicas para concessão de descontos na compra de ingressos com cartões Banrisul Mastercard, Visa e Banricompras, para shows e espetáculos em quatro casas de eventos do Estado. 

BANRISUL PAGAMENTOS

O lucro líquido da Banrisul Pagamentos nos nove meses de 2025 alcançou R$ 297,9 milhões. A Vero, rede de adquirência da Banrisul Pagamentos, encerrou o período com 148,8 mil estabelecimentos credenciados ativos, sendo que apenas no terceiro trimestre do ano foram feitos mais de 2,6 mil novos credenciamentos. Nos nove meses de 2025, foram realizadas 408,6 milhões de transações, atingindo o volume financeiro transacionado de R$ 37,8 bilhões.

Mais do que soluções de pagamento, a Vero oferece ferramentas de gestão, controle e crescimento para o negócio. O app Vero Gestão agrega valor às soluções da Vero, se tornando diferencial competitivo que coloca o controle do negócio nas mãos do empreendedor. Nos nove primeiros meses de 2025, o volume de antecipação de recebíveis totalizou R$ 7,9 bilhões, equivalente a 40,8% do volume passível de antecipação, o que representa um incremento de 16,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

BANRISUL SEGURIDADE

A Banrisul Seguridade – que atua no mercado de comercialização de seguros, planos de previdência privada e títulos de capitalização nos canais do Banrisul, por meio de sua subsidiária Banrisul Corretora de Seguros – alcançou lucro líquido de R$ 135,5 milhões nos nove meses de 2025.

A arrecadação de prêmios de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização alcançou R$ 1,9 bilhão no acumulado do ano. As receitas totais atingiram R$ 294,8 milhões; destas, as receitas de comissões de corretagem corresponderam a R$ 228,1 milhões, 8,3% maiores que no mesmo período do ano anterior. Em setembro de 2025, as operações ativas de seguridade totalizaram 2,4 milhões de contratos.

CONSÓRCIOS

A Banrisul Consórcios oferece soluções completas para aquisição de imóveis, automóveis, motocicletas, maquinário agrícola e veículos pesados, com atendimento presencial e digital para simulação, contratação e gestão das cotas, proporcionando praticidade, segurança e autonomia aos consorciados. O lucro líquido foi de R$ 69,9 milhões nos nove meses de 2025.

No terceiro trimestre do ano foram contempladas 2.708 cotas nas modalidades de veículos e imóveis. No período, a Banrisul Consórcios lançou o Clube dos Gigantes, novo grupo com perfil diferenciado, voltado para a aquisição de veículos pesados, máquinas e implementos agrícolas, e carros de alto padrão. A novidade deste grupo é a possibilidade do consorciado utilizar o valor do veículo atual como lance, mesmo sem precisar vendê-lo previamente.

CANAIS DIGITAIS

Os canais digitais do Banrisul responderam por 87,9% das operações nos nove meses de 2025. O Banco oferece cinco canais digitais: Minha Conta, Afinidade e Office Mobile, disponíveis no app Banrisul; além do Office e do Home Banking, acessíveis pela web.

No período, todos os canais digitais somaram 542,4 milhões de acessos, 9,2% superior ao mesmo período de 2024. O total de operações realizadas por meio desses canais cresceu 17,1%, enquanto a quantidade de transações financeiras aumentou 9,7% e o volume transacionado teve alta de 10,3% na comparação com o mesmo período de 2024.

INVESTIMENTO E INOVAÇÃO

Os investimentos em modernização tecnológica, que contemplam todos os investimentos em TI, autoatendimento, Datacenter, transformação digital, atendimento e relacionamento com clientes, sistemas de informação e segurança patrimonial, bem como em reformas e ampliações; totalizaram R$ 286,3 milhões nos nove meses de 2025, tendo como principal finalidade a modernização da infraestrutura de TI.

Por meio de iniciativas estratégicas voltadas à inovação, segurança da informação e eficiência operacional, foram consolidados avanços significativos no período, como a nova plataforma Banrisul Ofertas que conecta estabelecimentos credenciados à Vero com os clientes do Banco, o novo portal Gestão de Cobranças para criação de boletos de cobrança de forma simples e intuitiva e a implantação da Artificial Intelligence for IT Operations para maior disponibilidade e performance dos serviços de TI que sustentam os negócios do Banrisul.

Em 2025, o Programa de Aceleração de Startups Banritech Fly foi redesenhado para alinhar-se aos desafios reais da instituição. O novo ciclo foi lançado oficialmente no dia 28 de julho, com divulgação ativa para centenas de hubs de inovação de todo o País, obtendo alcance em importantes canais de inovação.

Foram recebidas inscrições de startups de sete estados do Brasil e oito foram selecionadas para seguirem no ciclo de aceleração que contempla seis desafios propostos em edital: Gestão de Imóveis, Performance Interna, Programa de Fidelidade, Inteligência de Mercado, Agregador Financeiro PJ e Garantia Tokenizada. O próximo passo será a realização de mentorias e validações diretas com as equipes do Banrisul e, ao final do ciclo, ocorrerá o Pitch Day para seleção dos três destaques.

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