
São da agência Matriz as campanhas do Banrisul e do Governo do Estado que marcam a presença das instituições na Expointer, uma das maiores feiras de agropecuária da América Latina. Em sua 48ª edição, o evento acontece até o dia 7 de setembro, em Esteio, e deve superar os números da edição de 2024, que gerou R$ 8,1 bilhões em negócios e atraiu mais de 620 mil visitantes.
A campanha do Banrisul, intitulada “Mulheres no agro. Força que ilumina nossa terra”, ressalta a força e a relevância da presença feminina em diferentes setores do agronegócio. O filme, dirigido por Mocita Fagundes, é protagonizado por quatro mulheres que efetivamente atuam em setores do agronegócio gaúcho, sendo uma delas administradora rural, e as demais, produtoras dos setores de lacticínios, soja e arroz. Na produção, o sol é utilizado como um elemento de iluminação essencial para a fotografia do filme, como um holofote que ilumina o protagonismo feminino do trabalho na terra.
Já para a campanha do Governo do Estado, que tem como mote “Nosso futuro tem raízes fortes”, a agência contou com uma releitura de “Origens”, um verdadeiro hino do cancioneiro gaúcho de autoria de Antônio Augusto Fagundes e Euclides Fagundes Filho (Nico Fagundes e Bagre). O filme, dirigido por Mocita Fagundes e Guido Antonini, retrata a trajetória de uma família que transmite, de geração em geração, o conhecimento da lida no campo, mostrando que tradição e tecnologia caminham juntas e mantêm o agronegócio como pilar da economia e da cultura do Rio Grande do Sul.
“Em ambas as campanhas, a Matriz contou com o poder da emoção e da insubstituível presença do ser humano para comunicar a importância do agronegócio no Estado. Traduzir um tema que é ao mesmo tempo estratégico para a economia e parte essencial da identidade cultural gaúcha é sempre um desafio. Para o Banco, trouxemos o reconhecimento e o impulso que o Banrisul dá para as mulheres. Já na Campanha do Governo do Estado, trabalhamos emocionalmente a questão do legado que passa de geração em geração no campo e que promove o crescimento”, afirma Carlos Toillier, VP de Mercado da Matriz.