Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Liberado trânsito de veículos após reabertura da comporta 12

Circulação foi autorizada no trecho que liga a rua Voluntários da Pátria e a avenida Castelo Branco Foto: Luciano Lanes/ PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) liberou a passagem pelo acesso acesso à comporta 12 do Cais de Porto Alegre. Já podem transitar pelo local os veículos que circulam a partir da Voluntários da Pátria ao Centro de Treinamento do Grêmio, na avenida João Moreira Maciel, e para quem deseja seguir em direção à Canoas, por meio da avenida Guilherme Schell.

A limpeza das pistas foi concluída pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), na noite dessa segunda-feira. O equipamento de proteção contra cheias liga, no âmbito da mobilidade urbana, a rua Voluntários da Pátria e a avenida Castelo Branco, na altura da avenida Cairú.

Sete comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre estão em obras. Destas, cinco serão extintas, por meio da construção de barreiras em concreto armado: passagens 8, 9, 10, 13 e 14. Já os portões 11 e 12 serão substituídos por estruturas novas, projetadas para atender especificamente às necessidades geográficas da região, onde há influência do rio Jacuí.

O investimento é de R$ 11 milhões. A previsão é de que as obras de fechamento definitivo sejam concluídas até o final deste ano, enquanto a substituição das demais comportas se estenderá até o primeiro trimestre de 2026.

Últimas Notícias