
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) liberou a passagem pelo acesso acesso à comporta 12 do Cais de Porto Alegre. Já podem transitar pelo local os veículos que circulam a partir da Voluntários da Pátria ao Centro de Treinamento do Grêmio, na avenida João Moreira Maciel, e para quem deseja seguir em direção à Canoas, por meio da avenida Guilherme Schell.
A limpeza das pistas foi concluída pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), na noite dessa segunda-feira. O equipamento de proteção contra cheias liga, no âmbito da mobilidade urbana, a rua Voluntários da Pátria e a avenida Castelo Branco, na altura da avenida Cairú.
Sete comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre estão em obras. Destas, cinco serão extintas, por meio da construção de barreiras em concreto armado: passagens 8, 9, 10, 13 e 14. Já os portões 11 e 12 serão substituídos por estruturas novas, projetadas para atender especificamente às necessidades geográficas da região, onde há influência do rio Jacuí.
O investimento é de R$ 11 milhões. A previsão é de que as obras de fechamento definitivo sejam concluídas até o final deste ano, enquanto a substituição das demais comportas se estenderá até o primeiro trimestre de 2026.