
O Rio Grande do Sul tem se consolidado como um dos protagonistas do franchising no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor movimentou mais de R$ 14,2 bilhões em 2024, registrando crescimento de 4,6% em relação ao ano anterior. Mesmo diante de desafios econômicos, o mercado gaúcho mantém sua atratividade, impulsionando investimentos e ampliando a geração de empregos.
É nesse cenário que o Kumon, maior rede de franquias de educação do Brasil, com mais de 3,5 milhões de alunos, participará do evento Franquias do Sul, no dia 27 de setembro, das 14h às 19h, em Santa Maria. Atualmente, a rede conta com 59 unidades no Rio Grande do Sul, sendo 14 na capital. A empresa já mapeou mais de 50 pontos disponíveis para novas aberturas no estado, incluindo 10 em Porto Alegre e mais de 10 na região de Santa Maria. A expectativa é ambiciosa: até 2030, o Kumon pretende quadruplicar o número de alunos no território gaúcho.
A participação na feira tem como objetivo atrair empreendedores interessados em gerir o próprio negócio com propósito, contribuindo para levar educação de qualidade às comunidades locais. “O Rio Grande do Sul tem um enorme potencial para o crescimento do Kumon. Identificamos regiões com grande demanda por educação de qualidade e forte perfil empreendedor. Com a expansão planejada, Porto Alegre pode dobrar sua base de alunos este ano e ampliar sua representatividade no cenário nacional. Só em Santa Maria e região, temos mais de 10 pontos já mapeados”, afirma Camila Vargas Arquioli, gerente de Expansão do Kumon no Brasil.
Com investimento a partir de R$ 50 mil e retorno estimado entre 18 e 24 meses, o Kumon oferece um modelo de franquia acessível e estruturado. Mais do que um negócio, trata-se de uma oportunidade de contribuir com a educação, gerar empregos e fortalecer a economia local. Para o franqueado, é também a chance de transformar a própria vida, conquistando realização pessoal ao ver o impacto positivo de seu trabalho na comunidade